top of page
  • Foto do escritorJornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves

PROFESSORA MARGARIDA ALMEIDA AGRACIADA COM DIPLOMA DE MÉRITO EM VILA DO CONDE

Atualizado: 8 de fev. de 2022


No dia 4 de fevereiro, decorreu, no Salão de Festas do Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde, uma homenagem à Professora Margarida Almeida, a lecionar na nossa Escola Dr. Flávio Gonçalves há cerca de quarenta anos e Presidente do Conselho Geral.

A cerimónia, apresentada pelos professores Aires Pinheiro e Nuno Oliveira, constou de três momentos, nomeadamente uma breve alusão às características da homenageada como pessoa, à atitude como professora e à intervenção em vários âmbitos como cidadã interventiva na comunidade. Seguidamente, os dois professores, ambos antigos alunos da Professora Margarida, tocaram ao piano e guitarra o tema Festa Portuguesa de J. Duarte Costa porque, segundo eles, «estar com a professora era uma festa».

Num segundo momento, seguiu-se uma apresentação fotográfica, «Uma Vida dedicada ao ensino da Música», com alguns dos seus momentos marcantes como professora de música no Conservatório de Música de Vila do Conde entre os anos de 1981 e 2011.

Num último momento da cerimónia, foi exaltado o papel importante da professora Margarida Almeida como membro ativo na comunidade com participação no Rancho Folclórico local e na dinamização do grupo coral. O Vereador do pelouro da Cultura de Vila do Conde, antigo aluno deste Conservatório de Música, também realçou os atributos agregadores da professora e as qualidades que lhe são reconhecidas.

Finalmente, a Professora Margarida Almeida afirmou que «um professor não se constrói sozinho» e que teve o privilégio de trabalhar com excelentes colegas e, na sua convicção, «conseguimos chegar onde queremos se acreditarmos no que fazemos». Fez um agradecimento à família, imprescindível para colmatar a sua ausência durante as muitas atividades musicais a que se dedicou, às direções da Escola Dr. Flávio Gonçalves e, sobretudo, aos alunos que têm um lugar único no seu coração, porque lhe proporcionaram momentos de um verdadeiro céu. Acrescentou: «Sou uma mulher completamente feliz, amada em casa e fora de casa». Ao receber o Diploma de Mérito, afirmou: «Esta Escola de Música e a Escola Dr. Flávio Gonçalves, os dois amores da minha vida».

Parabéns, professora Margarida, continue a ser música para os nossos ouvidos!


Equipa FGNotícias

190 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page