top of page

Editorial

«RECOMEÇA...


Se puderes
Sem angústia
E sem pressa.
E os passos que deres,
Nesse caminho duro
Do futuro
Dá-os em liberdade.
Enquanto não alcances
Não descanses.
De nenhum fruto queiras só metade.

E, nunca saciado,
Vai colhendo ilusões sucessivas no pomar.
Sempre a sonhar e vendo
O logro da aventura.
És homem, não te esqueças!
Só é tua a loucura
Onde, com lucidez, te reconheças.»


Poema de Miguel Torga

Vivemos, nestes dois meses, momentos de dúvida, ansiedade e confinamento, por isso, ao recomeçar a vida social, valorizamos os afetos, a família, o trabalho e o lazer. Sobretudo, damos mais importância à VIDA e ao desejo de viver. A pandemia mudou a vida dos cidadãos e o seu dia a dia  e é preciso ter e dar esperança, pois, quando termina a tempestade, há sempre um arco íris no céu. Tomemos como exemplo esta pequena história:
«Internada numa enfermaria para doentes graves, a paciente olhava frequentemente através da janela, esperando pela recuperação. [...] as folhas das árvores iam mudando de cor.
[...]A mulher, muito doente, disse:
- A última folha. Quando cair a última folha, eu irei morrer.
A mulher estava tão fraca que, com dificuldade, erguia a cabeça para olhar para a janela. No fim, sobre uma árvore, ficou apenas uma folha. A mulher via-a nitidamente da janela da clínica.

Uma noite, uma grande tempestade varreu a cidade, derrubando árvores, semáforos e cartazes publicitários. A mulher sentiu que tinha chegado o último dia. Olhou para a janela e viu o milagre: a última folha ainda estava ali. Encheu-se de esperança. Se a frágil folha conseguiu resistir à violenta tempestade, também ela poderia vencer a doença. Mas foi só quando recuperou e os médicos a declararam curada é que ela soube que, naquela noite de tempestade, o marido tinha pintado a folha no vidro da janela. E foi assim que não deixou morrer a esperança».
Perante este novo paradigma de vida social, com a certeza de que nada vai ser igual, vamos recomeçar com muita esperança e com um novo formato do nosso jornal online. Para além da renovação visual, pretendemos um espaço mais amplo de informação, opinião e atualidade, onde toda a comunidade educativa possa colaborar e contribuir, de forma positiva, para que o futuro dos nossos jovens seja promissor. Basta pintar um arco íris na nossa vida e ter esperança!

arco iris na janela.jpg

Equipa FGNotícias

Cristina Ferreira

Paula Soares da Costa

bottom of page