top of page

Editorial

UM NOVO ANO LETIVO... COM AROMA E SABOR!

 

O ano letivo está a iniciar e as opiniões dividem-se face à pandemia, tema dominante nas conversas e comunicação social. Fala-se sobre as adversidades e adaptações necessárias, os contratempos e atitudes razoáveis, as preocupações e a confiança na prevenção, sabendo, no entanto, que o mais relevante é aprender a viver com serenidade e transmitir segurança, ensinando que «O obstáculo é o caminho» e há que o saber percorrer.

As medidas preventivas e a responsabilidade individual são garantia de que o ser humano pode e é capaz de contornar as dificuldades e tem capacidade para enfrentar os riscos, desempenhando a Escola um papel fundamental na formação global da comunidade educativa.

A forma como se encara o problema está relacionado com a atitude que cada um tem perante a vida, como se verifica no exemplo a seguir.

«Uma rapariga lamentava-se ao pai sobre a sua vida e sobre como as coisas eram difíceis. Cada vez que resolvia um problema, surgia outro. Não sabia como fazer para continuar e estava quase a dar-se por vencida - estava cansada de lutar.

O seu pai, cozinheiro, levou-a ao seu posto de trabalho. Lá, encheu três panelas com água e pô-las no fogão. Quando a água começou a ferver, numa panela pôs cenouras, noutra ovos e noutra grãos de café. Deixou a água ferver sem dizer nada à filha, que esperava com impaciência. Passados poucos minutos, apagou o fogão.

Tirou as cenouras e colocou-as num prato.

Tirou os ovos e colocou-os noutro prato.

Finalmente, filtrou o café e colocou-o numa caneca.

Olhando para a sua filha disse:

- Querida filha, queres cenouras, ovos ou café?

A rapariga não percebia...

Foi então que o pai pediu que se aproximasse e que tocasse nas cenouras. Ela tocou-lhes e viu que estavam moles. Depois, o pai pediu que partisse um dos ovos e enquanto tirava a casca do ovo percebeu que estava cozido. Foi então que o pai lhe pediu que bebesse o café e ela sorriu, enquanto saboreava o aroma rico e perfumado.

Então, o pai explicou:

- Estes três elementos enfrentaram a mesma adversidade, a água a ferver, e reagiram de maneira diferente: a cenoura era forte, dura e difícil de partir mas, depois de ter passado pela água a ferver, ficou mole e fácil de desfazer. O ovo chegou à água, frágil e a sua casca protegia o interior delicado, mas depois de ter estado na água a ferver, ficou duro. Já os grãos de café são únicos; depois de estarem na água a ferver, mudaram a água e deram-lhe sabor.

Qual destes elementos queres tu ser, filha?-perguntou. Quando a adversidade te bate à porta, como respondes?» («Toda uma Nova Vida», Lucia Giovannini)

 

Como escolhemos comportarmo-nos perante a água a ferver da vida?     

Escolhemos ser uma cenoura que parece forte, mas quando surgem os problemas fica frágil e perdemos toda a energia?Queremos ser um ovo que começa com um coração maleável e bom, mas que, depois de um problema, assume um comportamento endurecido sempre pronto a criticar?

Ou queremos ser como os grãos de café?

O café alterou o sabor da água e deu-lhe um aroma agradável.

É este o grande desafio para este ano letivo, prevenir e adaptar sem desorientar, discernir e prosseguir apesar das contingências.

BOM ANO LETIVO!

Equipa FGNotícias

Cristina Ferreira

Paula Soares da Costa

 

 

bottom of page