top of page
  • Alunos 6º A

QUEM OUVE UM CONTO...

Atualizado: 7 de jul. de 2021


No dia 26 de outubro de 2020, a Biblioteca Escolar dinamizou a atividade "Quem ouve um conto...".

Na aula de Português, a turma do 6ºA e a respetiva professora foram ao auditório escolar ouvir a história “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”.

Os alunos e a professora Sameiro Carvalhido presenciaram uma sessão onde foi lido o conto acima referido.


A professora Manuela Mendes foi quem contou a história, deixando a turma do 6ºA cheia de curiosidade.

O auditório tinha sido decorado de acordo com o conto, com um baú cheio de joias, moedas de ouro e todas as riquezas imagináveis, criando uma atmosfera propícia ao momento. Juntamente com a turma, também outros alunos assistiram à história. No fim de semana seguinte, a professora de Português enviou o restante texto por e-mail para os alunos lerem em casa e dar continuidade à leitura de uma história de encantar.

Tomás Amorim 6ºA




No dia 3 de novembro, na aula de Português, tivemos uma surpresa: fomos ao auditório da escola ouvir a história do livro "Ali Babá e os Quarenta Ladrões". Gostei muito. O auditório tinha um cenário bonito com uma cartolina vermelha, joias e pufes.

No final parece que Ali Babá vai ficar rico e vai ajudar todas as pessoas (não tenho a certeza).

Estou muito curioso para saber o fim da história....

Daniel Silva 6ºF

Quando, na aula de Português, a professora disse que íamos ao auditório ouvir uma história, fiquei muito contente.

A história de Ali Babá e os quarenta Ladrões é um bocadinho triste, mas gostei de ouvir. Fiquei a conhecer um bocado da cultura muçulmana.

Ainda não concluímos a leitura da obra, mas quer-me parecer que Ali Babá vai ficar com todo o tesouro da gruta!

Tiago Figueiredo 6ºF

Gostei muito de ouvir a história "Ali Babá e os quarenta Ladrões". Fomos para o auditório onde tinha sido montado um cenário próprio.

Ao ouvir a professora ler, senti-me dentro da história , como se fosse o próprio Ali Babá.

Joel Monteiro 6ºF

Ao entrar no auditório para ouvir a história "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" senti que ia ser muito agradável: o espaço estava lindo. A forma como a professora lia ajudou a tornar a história ainda mais interessante. Senti-me uma personagem dela.

Estou curiosa para saber como termina.

Carolina Santos 6ºF


Na segunda-feira, 26 de outubro de 2020, às 16:15, os alunos do 6ºA tiveram uma aula bem diferente, fora da sala de aula, no Auditório da escola. A professora Maria do Sameiro Carvalhido, no âmbito da disciplina de Português, proporcionou uma experiência nova aos alunos, com a colaboração da professora Maria Manuela Mendes. Os alunos assistiram a uma sessão de leitura do livro «Ali Babá e os Quarenta Ladrões» integrado no Plano Nacional de Leitura (PNL) do 6ºano.

Na aula de Português, com a duração de 50 minuto, todos os alunos da turma estavam entusiasmados para assistir à sessão de leitura. O livro escolhido «Ali Babá e os Quarenta Ladrões» fazia parte do PNL. Quem não conhece a expressão “Abre-te Sésamo!”?

Em tempos de pandemia, a ida ao Auditório da Escola foi uma agradável surpresa. Nesse dia, o espaço não era o da sala de aula, não eram as mesmas paredes do dia-a-dia que iriam escutar esta história. A ida a um espaço diferente do habitual – Auditório da Escola, era um bom começo.

A professora Maria Manuela Mendes começou a ler a obra. Todos estavam com atenção, absorvendo todas as palavras. Esta era uma viagem ao imaginário, a um lugar distante no Oriente, cheia de personagens, cujo protagonista era Ali Babá.

Mas o tempo acabou. Passados aqueles 50 minutos, era hora de terminar a aula. A história continuava, mas não ali. Todos gostariam de ter permanecido naquele espaço até terminar a leitura do livro. Desiludidos, pois interrompeu-se a história numa parte tão interessante, os alunos foram para o intervalo, com a promessa de saber o fim da história.

Em casa esperava-os o resto da história, a continuação da viagem ao imaginário.

Fim da história, umas horas depois no aconchego do lar, ao deitar!

Leonor Rocha Esteves da Silva 6ºA


No dia 27 de outubro demos início à leitura do livro “ Ali Babá e os quarenta ladrões “. Esta atividade foi realizada por uma professora de Português para uma turma de cada vez, no auditório da Escola Dr. Flávio Gonçalves

Devido à covid-19, este ano, o livro foi lido por uma professora da nossa escola e, no auditório, os alunos sentaram-se com o devido distanciamento para ouvir a história.

Estamos agradecidos à professora Manuela Mendes, pois fomos motivados para a leitura desta história, fora do espaço da sala de aula, com uma decoração a lembrar o oriente.

Terminamos a leitura da obra em casa, segundo o plano apresentado pela nossa professora de português.

Simão Cerejeira Ribeiro 6ºC


74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page