top of page
  • Carla Frescata 5º A

FASE CONCELHIA DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA


Realizou-se no passado dia 15 de fevereiro, no Diana-Bar, a Fase Municipal da 15ª edição do Concurso Nacional de Leitura para seleção dos alunos que vão representar o Concelho da Póvoa de Varzim na Fase Intermunicipal desta iniciativa literária.

Parabéns a todos os participantes e um viva à Lorena Camargo (1º Ciclo) e Carla Frescata (2º Ciclo) que passaram à fase seguinte.

"No dia quinze de fevereiro, participei na fase concelhia do Concurso Nacional de Leitura. Quando cheguei ao Diana-Bar, local onde decorreu a prova, estava muito nervosa e com o coração tão gelado que parecia um iceberg. Finalmente, depois do que pareceu uma espera interminável, chegou a hora de realizar a prova. Quando a vi fiquei mais descansada, pois era mais fácil do que eu esperava e até a consegui realizar antes do tempo previsto. Quando a prova acabou, fui buscar o lanche que nos tinham preparado e, entretanto, fiz três novas amigas. Com elas, e com os restantes concorrentes, fomos, de seguida, fazer uma visita guiada à casa do antigo, e já falecido, bibliotecário da biblioteca Rocha Peixoto, chamado Manuel Lopes. É uma casa antiga e enorme, cheia de livros e de segredos. No exterior tem um jardim muito bonito onde brincámos. Depois da visita, fomos almoçar e a brincadeira e o convívio continuaram. De regresso ao Diana Bar, a hora tão esperada por todos tinha chegado: saber quem tinha passado à fase seguinte! De repente, ouvi o meu nome (entre várias hesitações devido ao meu apelido). O meu nervoso corpo, que latejava de ansiedade, foi inundado de uma felicidade apaziguante. Mal soube da notícia, peguei rapidamente no meu livro e pus-me a folhear em busca de um excerto para ler na fase seguinte. Finalmente, a minha vez chegou e li e falei sobre a minha escolha. Adorei sentir a boa energia emanada do júri (que simpáticas eram!), das minhas colegas e das professoras. Mais uma pausa para deliberarem. Novo regresso e os meus nervosos olhos fixaram o papel cor-de-neve que indicava a decisão. Ouvi novamente o meu nome. O meu cérebro não conseguia aceitar esta inesperada vitória. Naquele momento, olhei para a minha Diretora de Turma que, com os seus bonitos olhos, me deu um abraço interior que jamais esquecerei! Foi um dia muito feliz. Fiz novas amizades, conheci a casa do bibliotecário Sr. Manuel Lopes, desenvolvi a minha cultura e, acima de tudo, criei memórias que ficaram sulcadas no meu coração leitor." Carla Frescata 5ºA

181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page