top of page
  • Alunos 5º A

DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA 3 de dezembro

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Depois de termos assinalado a 22 de outubro o Dia das Acessibilidades com o 8º ano, foi agora a vez da turma A do 5º ano estar em direto com a Associação Salvador para lembrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Agradecemos à Coordenadora da Biblioteca Escolar, professora Anabela Torre, a disponibilização do espaço e a colaboração e apoio na realização desta atividade.

Professora Paula Soares da Costa

Os alunos deram a sua opinião.


«A videochamada com a Associação Salvador mostrou-nos que as pessoas com deficiências, apesar de terem as suas limitações, conseguem fazer uma vida praticamente normal, inclusivamente praticar desporto, andar a cavalo, fazer mergulho… Fez-nos perceber as dificuldades que enfrentam e como as superam.»

Lara Cunha 5º A


«A videochamada com a Associação Salvador fez-nos perceber que as pessoas com deficiência também têm direitos como: praticar desporto, trabalhar, etc...

Hoje, na videochamada, falamos mais sobre o desporto e como as pessoas com alguma deficiência motora também conseguem fazer atividade física.

A Associação Salvador ajuda a sensibilizar as pessoas e ajuda a que muitas pessoas com deficiência motora consigam praticar esses desportos.

Gostei muito de ouvir o Salvador e as pessoas ligadas à associação e perceber como é a vida das pessoas com deficiência.»

Ema Castro 5º A


«A videochamada com o Sr. Salvador fez-me ver as dificuldades que as pessoas deficientes sentem no dia a dia: ir à casa de banho, sair e passear na rua, ... Coisas que nós fazemos facilmente, mas que para eles é bastante complicado.»

Inês Vilar Caetano 5º A


«A Associação Salvador fez-me perceber que as pessoas que têm deficiências podem executar vários desportos como equitação, basquetebol, ténis de mesa... E assim eles podem ter uma atividade desportiva tal como as pessoas que não têm deficiências.»

Miguel L. Marques 5º A


«A videochamada com a Associação Salvador fez-nos perceber que as pessoas com deficiência não são diferentes das outras e que também podem praticar desporto.»

Maria João Vieira 5º A


«A videochamada com a "Associação Salvador" fez-me pensar que, apesar das dificuldades todas, as pessoas podem fazer tudo aquilo que desejam, como é o caso do desporto. Apesar de poder ser mais difícil, não quer dizer que uma pessoa com mobilidade reduzida não consiga fazer tudo o que queira.»

Luísa Azevedo 5 º A


«A sessão foi muito interessante. Percebi que as pessoas com deficiência são capazes de praticar desportos tal como as outras pessoas. Como faço natação, fiquei admirado e curioso sobre como o Salvador consegue boiar e reagir na água.

Em relação ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência posso dizer que devemos sempre tratar todos como iguais, respeitar, apoiar, ajudar,... Todos temos os mesmos direitos e deveres e devemos ter a possibilidade de alcançar os nossos sonhos.»

Afonso Rodrigues 5º A


«Gostei muito de participar na videochamada com a "Associação Salvador". Já tinha visto na praia pessoas com deficiência motora a tomar banho no mar e outras com outros tipos de deficiência a praticar surf. Fiquei muito surpreendida quando vi o Salvador a praticar ski, andar a cavalo e fazer mergulho. Acho que o Salvador é um exemplo para todas as pessoas com qualquer tipo de deficiência, incentivando-as a não desistir e, assim, ter uma vida feliz.»

Clara Herculano 5º A


«A mensagem da Associação Salvador fez-me concluir que todos somos importantes para o mundo e se alguém tem alguma incapacidade, tem igualmente todo o direito de praticar um desporto.»

Valéria Faria 5º A


79 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page