top of page
  • Professora Sameiro Carvalhido

POR QUE RAZÃO O DIA DE PORTUGAL SE CELEBRA A 10 DE JUNHO?

Atualizado: 12 de jun. de 2022

No dia 10 de Junho celebra-se em Portugal o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O feriado nacional assinala ainda o dia da morte do poeta Luís Vaz de Camões, em 1580, autor d´Os Lusíadas.

Durante o regime de ditadura do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, o dia 10 de Junho era celebrado como o “Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses”. Começou por ser apenas um feriado municipal, entretanto foi aproveitado pelo poder instituído para exaltar as características nacionais. Foi a partir desse período que o dia de Camões passou a ser festejado a nível nacional. Como Camões era uma figura emblemática, associada à epopeia dos descobrimentos, foi usado como forma do regime salazarista celebrar as colónias e agregar toda uma nação espalhada pelo mundo, a mesma raça e a mesma língua.

Até ao 25 de Abril, o 10 de Junho era conhecido como o Dia de Camões, de Portugal e da Raça, este último conceito criado por Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944. A partir de 1978 este dia passa a ser denominado por Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Neste dia, o Presidente da República e individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que decorrem em cidades diferentes todos os anos, com muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares e entregas de medalhas de mérito a individualidades pelo seu trabalho em nome da Nação.

Em 2022, as cerimónias oficiais serão realizadas em Braga e, posteriormente, no Reino Unido, junto às comunidades portuguesas.


Professora Sameiro Carvalhido



68 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page