top of page
  • Foto do escritorJornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves

ALUNOS DO 6º ANO VÃO O TEATRO VER "OS PIRATAS"

Atualizado: 2 de mai. de 2022


No âmbito da disciplina de Português, as turmas do 6ºano da escola Flávio Gonçalves foram ao Cine Teatro Garrett assistir à peça de teatro Os Piratas, de Manuel António Pina, representada pela companhia de teatro EDUCA.

Esta atividade tem por objetivo motivar os alunos para a abordagem, nas aulas de Português, desta obra de leitura obrigatória, referenciada no Plano Nacional de Leitura.

A rir e a brincar, o espetáculo pretendeu levar o público jovem a perceber que a história “Os Piratas” mistura o mundo do sonho, onde existem piratas, com o mundo da realidade, das dificuldades e tragédias.

As personagens Manuel e Ana recordam um naufrágio em que desapareceu o corpo do filho de Lady Elizabeth, que terá sido raptado por piratas. Manuel teve um pesadelo em que pensou que sua mãe tinha sido raptada por piratas, a sua mãe teve o mesmo sonho, ficaram traumatizados e a mãe ficou desesperada. Após este acontecimento, a peça relembra a época natalícia em que Manuel se lembra da mesa de natal e a presença de mais uma cadeira na mesa com a esperança que o pai do Manuel voltasse. A mãe lê uma carta em que o pai promete que quando voltasse da América lhes daria muitos beijos e que os levaria para a América onde fazia muito frio. Durante a peça de teatro Manuel relembra varias vezes o naufrágio e personagens como o grumete, o capitão e o velho pescador. No final Manuel insistiu em beijar a Ana mas só conseguiu no fim da peça que esta lhe desse um beijo.

Foi muito engraçado, uma das melhores partes foi a interação com o público e as brincadeiras que ocorreram durante toda a peça. Gostamos muito.

Diogo, Lara, André 6º G


Gostamos muito desta atividade, da forma como a história nos foi apresentada e das brincadeiras que os atores fizeram com o público.


Mariana, Matilde, Jéssica 6 º G


Professora Sameiro Magalhães

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page