top of page
  • Leonor Silva 6ºA

A PRAIA MAIS PERTO DA ESCOLA, O AMBIENTE AGRADECE!


Era dia de S. João, 24 de junho de 2021, e a tarde estava tórrida. Os alunos do 2º A, da Escola Nova, e do 6ºA, da Escola Dr. Flávio Gonçalves, quando chegaram à escola foram agradavelmente surpreendidos com uma saída de campo à praia para participar na iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia - 30 dias, 30 praias, 940 km de costa”, promovida pela Novo Verde. Durante a manhã, já tinha sido a vez do 4º ano da Escola do Desterro.

A Novo Verde, Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens, é responsável pela recolha, valorização e/ou reciclagem de embalagens e resíduos de embalagens. A iniciativa “Reciclar é a Nossa Praia - 30 dias, 30 praias, 940 km de costa” pretende sensibilizar os estudantes para a poluição dos mares e oceanos e para a deposição correta dos resíduos, de forma a proteger um dos bens mais essenciais, a água, e destacar os comportamentos que devem ser adotados de forma a evitar que os resíduos de embalagens contaminem os ecossistemas marinhos.

A tarde começou com a caminhada entre a Escola e Praia do Carvalhido. As professoras, Sameiro Carvalhido e Ana Cristina Ferreira, acompanharam os alunos.

Os alunos foram convidados a participar na atividade de limpeza da praia para garantir o tratamento adequado dos diversos resíduos recolhidos no areal. Descalços na areia, com protetor solar, luvas nas mãos e baldes começou a limpeza da praia. Apanhou-se o lixo, visível e enterrado na areia e procedeu-se à sua separação. Durante algumas horas os alunos foram os melhores amigos do ambiente, realizando atividades lúdicas e pedagógicas, após a limpeza da praia.

No fim, deixou-se a praia mais limpa e os alunos tornaram-se melhores cidadãos, mais conscientes da necessidade de manter a praia limpa e de zelar pela sustentabilidade da nossa Terra.

E tudo terminou com o regresso à escola!


Leonor Silva 6ºA (Professora Sameiro carvalhido)

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page