top of page
  • Prof. Isabel Morim

A NOSSA ESCOLA RECEBEU UM DRAGOEIRO


No dia 18 de maio, a nossa escola teve o privilégio de plantar no seu Jardim Botânico uma árvore especial, um dragoeiro. Num momento simbólico para a escola, estiveram presentes a Diretora da EB Dr. Flávio Gonçalves, Professora Luísa Gomes, o Arqueólogo, Dr. José Flores, responsável pela oferta desta magnifica árvore, dois jardineiros da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, o Engenheiro Pedro Martins, a turma, 5º E com a professora de História, Professora Sameiro Carvalhido e a Professora Natália Santos, que é a Coordenadora deste Projeto “ Brigada da Floresta - Jardim Botânico”, o qual integra o Programa Eco Escolas.

Esta árvore é conhecida pela cor vermelha da sua seiva, a fazer lembrar o sangue do dragão. O seu nome científico é Dracaena draco e é originária da Macaronésia, nome moderno que designa os vários grupos de ilhas (ou Arquipélagos) no Atlântico Norte, perto da Europa e de África. Esta árvore pode atingir centenas ou mesmo milhares de anos. Desde a época dos descobrimentos que é conhecida e muito apreciada, principalmente para a tinturaria e para fins medicinais.

Durante os preparativos para plantar a pequena árvore, o Arqueólogo Dr. José Flores deu uma pequena aula ao ar livre e, entre outas coisas, explicou que se pode obter um dragoeiro através de semente ou por estaca. Todos os presentes ouviram com muito interesse a explicação e os alunos ajudaram a plantá-la.

Com esta contribuição, o nosso Jardim Botânico continua a “crescer” e já conta agora com 78 árvores de 22 espécies distintas!

Além destas plantas, foram ainda semeados o prado florido e o prado de sequeiro.


Professora Isabel Morim

101 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page