top of page
  • Inês Ribeiro 5º A

O GATO E A FORMIGA

Atualizado: 7 de jul. de 2021

Os alunos do 5º ano responderam ao desafio de imaginar uma história de animais - fábula - em que também fossem participantes e falassem com e como os animais. O resultado aqui está...

Um dia, eu ia a andar pela rua e encontrei um gato muito convencido.

- Então, senhora formiga, como vai a vida? Ser pequena não é vida fácil! – disse ele com ar trocista e gabarola.

Eu fiquei irritada e avisei:

- Fala muito, fala, que um dia ensino-te uma lição!

- Oh! Tenho tanto medo! – riu-se o gato - Nem a um caracol consegues ensinar uma lição, quanto mais a mim...

Fui-me embora, porque não estava com vontade de o aturar. Porém, decidi procurar as minhas irmãs formiguinhas para lhes contar o que o gato me tinha dito. Elas ficaram muito zangadas e disseram a várias vozes:

- Vamos matá-lo! Vamos espancá-lo! Vamos assustá-lo!

- Acalmem-se! –gritei eu- Todas essas ideias são boas, mas podemos...

- Explodir a casota dele!- atalhou a formiguinha mais nova.

- Não! Vamos apenas assustá-lo e dar-lhe uma lição.

Na noite seguinte, estávamos todas junto à entrada da casota do gato. Duas dúzias das minhas irmãs e amigas entraram sorrateiramente e viram o gato a dormir. Subiram para as costas do felino e passearam entre o pelo castanho encaracolado, fazendo-lhe muitas cócegas. Ele acordou, assustado, e resmungou:

-O que é isto? Ah! Ui! Ai! Parem! Parem!

Todas as formigas invadiram a casota e o gato estava a ficar maluco de tanta comichão que tinha.

-O que está a acontecer? - gritava ele, muito zangado.

Eu apareci e disse-lhe:

- É este o ensinamento, a lição para os arrogantes como tu, gato convencido.

- Quem são estes? –perguntou.

- São as minhas irmãs e as minhas amigas. Vieram para te dar esta lição.


NUNCA SUBSTIMES OS OUTROS PELA SUA APARÊNCIA.

A UNIÃO FAZ A FORÇA.


Inês Ribeiro 5º A


117 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page