top of page
  • Matilde Figueiredo 6ºK

LER SEMPRE, LER EM QUALQUER LUGAR

Como habitual, o Plano Nacional de Leitura promove a semana de leitura que, este ano, decorreu entre 7 e 11 de março, tendo várias iniciativas sido levadas a cabo.

O seu principal objetivo é motivar os alunos para a leitura por prazer, utilizando recursos da Biblioteca Escolar e, deste modo, contribuir para a formação de leitores autónomos, confiantes e competente.

Neste contexto, a Biblioteca Escolar quer destacar o testemunho da aluna Matilde Figueiredo, do 6ºK, que também está disponível no site da biblioteca do agrupamento @brirlivros:

Anabela Torre e Daniela Barca (Professoras Bibliotecárias)

No dia 10 de setembro de 2021, li um livro escrito por Klaus Hagerup e Lisa Aisato, cujo título era “A Menina que queria salvar os livros”. Para mim, foi um livro muito interessante. Passo a fazer o resumo deste livro, que nos dá a conhecer a paixão e o interesse de uma menina pelos livros.

Era uma vez uma menina chamada Anna que tinha medo de muitas coisas, mas o seu maior pesadelo era um dia envelhecer e ficar tão velha que se iria desfazendo como pó e era levada pelo vento de inverno. Anna adorava ler, lia de manhã, de tarde…. Todo dia, até de noite. E lia os livros como se fosse uma personagem da história! Todo o seu amor pelos livros começou na biblioteca da escola, devorava todos os livros e não conseguia descansar sem saber como acabava a magia dos livros. Certo dia, Anna voltou à biblioteca e viu a bibliotecária, a Sr.ª Monsen muito aborrecida com uma cara muito infeliz, porque nesse dia ninguém levava os livros, pois as últimas páginas dos livros estavam desaparecidas, ou, seja ninguém sabia como acabava a história. Anna escolheu um dos livros que ninguém escolhia para ver se realmente era verdade. A menina leu o livro e viu que era verdade. Então, ficou muito triste e procurou o livro em todas as livrarias da cidade para ver o que tinha acontecido à personagem “Waldemar”. Passaram dias, semanas e até meses à procura do livro! Mas Anna não desistiu: criou o final da história num papel e pediu à Sr.ª Monsen, já que sabia quem era o Waldemar, para lhe entregar aquele pequeno papelinho com o final da história. Esse final falava sobre as coisas incríveis que podiam acontecer à personagem na Floresta Encantada e as coisas maravilhosas que podiam acontecer-lhe a si própria!!

A senhora levou a menina para um lugar muito escuro, um sítio assustador, onde apareceu o senhor que trocava os livros da biblioteca que, afinal, era a personagem “Waldemar” do livro “A Floresta Encantada”. Logo depois, o senhor abre o envelope e lê o final da história da menina. Esse final especial do livro era o igual ao que o senhor escreveu, mas ao qual tinha arrancado as últimas folhas para ver qual era a menina ou menino que era capaz de o escrever.

O senhor viu a paixão da Anna pelos livros e então começaram os dois a escrever um livro!! Esta história mostra a importância de ler.

Matilde Figueiredo 6ºK


61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page