top of page
  • Foto do escritorJornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves

DIA MUNDIAL DA PROTEÇÃO CIVIL - ENTREVISTA AO CORONEL PAULO ESTEVES

Atualizado: 6 de mar. de 2021


O FGNotícias agradece ao Coronel Paulo Esteves, comandante da Proteção Civil da Póvoa de Varzim, a entrevista que nos concedeu à distância, neste dia 1 de março - DIA MUNDIAL DA PROTEÇÃO CIVIL. O nosso jornal quis assinalar a data para que a comunidade educativa esteja informada e colabore nas situações de prevenção ou de emergência.


FGNotícias - Em que áreas de ação a Proteção Civil da Póvoa de Varzim tem atuado?


Coronel Paulo Esteves - A Proteção Civil é a atividade desenvolvida com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) é responsável pela prossecução das atividades de proteção civil no âmbito municipal e exerce as funções de proteção e socorro, variáveis de acordo com as características da população e dos riscos existentes no município.

FGNotícias - Quantos efetivos e como se distribuem nas diferentes áreas de atuação no concelho da Póvoa de Varzim?


Coronel Paulo Esteves - O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) dispõe de 15 elementos adstritos a esta atividade, apesar de acumularem com outras funções. Estes elementos são nomeados e/ou empenhados consoante as circunstâncias da situação em causa no tocante à proteção e socorro de pessoas e bens, ou do risco a prevenir (p.e. situações de alerta devido a condições meteorológicas adversas).

FGNotícias - Neste contexto de pandemia, qual o papel da Proteção Civil?


Coronel Paulo Esteves - Neste contexto o SMPC têm-se empenhado na sensibilização da população no âmbito das regras definidas para os Estados de Emergência. Têm apoiado, sempre que solicitado, as Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) do concelho.

Foi ainda empenhado, no âmbito das Presidenciais 2021, quer na realização das operações de votação antecipada para eleitores sujeitos à medida de confinamento obrigatório, quer no apoio aos Munícipes no acesso às Secções de Voto instaladas na Escola Eça de Queirós, no dia 24 de Janeiro de 2021.


FGNotícias - Que conselhos deixa aos nossos alunos neste dia?


Coronel Paulo Esteves - Os cidadãos são, hoje em dia, simultaneamente protagonistas e agentes ativos de proteção civil, no direito à informação sobre os riscos a que estão sujeitos no seu dia-a-dia, e no dever de adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção adequados.

Assim, destaco o papel fundamental que um cidadão bem preparado desempenha numa emergência, já que os serviços de proteção e socorro poderão não ser suficientes para prestar os cuidados necessários, em situações de acidente grave ou catástrofe.

Nestas circunstâncias, cabe ao cidadão a importante missão de proteger a sua vida e a dos seus próximos (família, vizinhos e comunidade), socorrer quem necessite (de acordo com procedimentos antecipadamente treinados e apreendidos), informar a sua comunidade e as autoridades (mantendo-se ao mesmo tempo informado) e colaborar ativamente com as autoridades e agentes de proteção civil.

No contexto de pandemia, é fundamental que cada cidadão seja um agente de saúde pública e respeite as orientações da autoridade de saúde, nomeadamente:

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS – Lave frequentemente as mãos com água e sabão ou use uma solução à base de álcool.

ETIQUETA RESPIRATÓRIA – Quando espirrar ou tossir, tape o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço. Deite o lenço no lixo.

USO DE MÁSCARA –

· em espaços fechados;

· em locais abertos quando não for possível manter a distância de segurança.

DISTANCIAMENTO SOCIAL –Mantenha a distância de segurança das outras pessoas de 1,5 - 2 metros.


Equipa FGNotícias

Cristina Fernandes Ferreira

Paula Soares da Costa

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page