top of page
  • Tiago Figueiredo e Tomás Amorim 6ºA

"APETECE-ME!...10 MINUTOS A LER”

Atualizado: 28 de nov. de 2021


Deu início à aula como sempre, como sempre que queria entusiasmar a turma para uma atividade, mais uma que partia da iniciativa da equipa da Biblioteca Escolar e na qual a nossa professora pretendia que colaborássemos.

Com o objetivo de mostrar aos alunos a importância da leitura, esta atividade ocorreu no âmbito da disciplina de português, no terceiro período. Nas aulas de dois tempos de português, líamos, nos mencionados dez minutos, um livro da biblioteca à nossa escolha.

Para dar início à atividade, a professora de português levou-nos à biblioteca escolar para escolhermos livremente o livro que iríamos ler. Dirigimo-nos ao balcão de atendimento da biblioteca, já com os livros na mão, e requisitamo-los, sendo estes posteriormente guardados numa caixa de cartão colorida e apelativa.

Para iniciarmos a leitura, o delegado e subdelegado da turma dirigiram-se à biblioteca escolar, onde estava guardada a caixa, levando-a seguidamente para a sala de aula e transportando-a de novo para a biblioteca no fim da aula. Este processo acontecia todas as quintas-feiras. Quando alguém acabava de ler um livro, dirigia-se à biblioteca durante o período da atividade para o permutar e começar a descobrir outro. Esses livros foram usados ainda para fazer a ficha de leitura.

“A meu ver, este incentivo à leitura foi muito importante para fomentar a curiosidade da maior parte dos alunos para a importância da leitura na nossa formação, ajudando ainda na descoberta de gostos literários diversificados.” (Opinião de Tomás Amorim)

Na opinião do Tiago Figueiredo, “esta atividade contribuiu para aumentar o gosto que os alunos têm pela leitura, fazendo com que mesmo os que não se interessavam muito por ela conseguissem desfrutar dos livros com os quais se identificavam.”

Para concluir, este projeto teve uma importância significativa para o nosso enriquecimento cultual e foi um incentivo dado ao gosto pela arte da leitura.


Tiago Figueiredo e Tomás Amorim 6ºA (Professora Sameiro Carvalhido)

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page