top of page
  • Alunos do 4.º A1 (E.B. 1 de Nova)

SÃO MARTINHO NA ESCOLA NOVA

No dia 11 de novembro, na Escola Nova, comemorou-se o dia São Martinho com um magusto onde não faltou animação.

Todos os alunos fizeram cartuchos para as castanhas, leram e exploraram a “Lenda de S. Martinho”, dramatizaram, pintaram desenhos, cantaram canções… Os alunos do 1.º e do 2.º ano fizeram a dobragem de um cavalo e complementaram essa dobragem com ilustrações alusivas à temática. Os alunos do 3.º e do 4.º ano recolheram provérbios e construíram acrósticos que escreveram numa “Maria Castanha”, que foi feita e decorada com reaproveitamento de diversos materiais (caixas de cereais, serapilheira, espátulas de madeira, folhas da massaroca do milho, pedaços de tecido…).

No recreio da escola, todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar um conjunto de jogos tradicionais que os professores prepararam para tornar o dia mais divertido e aproveitar ao máximo o “verão de S. Martinho”. Mas, como nem tudo é brincadeira, também se realizou um jogo de tabuleiro em que se tinha de resolver desafios de Língua Portuguesa, Matemática e Estudo do Meio.

Houve ainda tempo para comer as castanhas que foram oferecidas pela Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim e que tão bem foram assadas pela D. Amélia (cozinheira da escola). Para acompanhar as castanhas beberam-se uns suminhos que foram oferecidos pela Associação de Pais da escola.

Este dia foi muito divertido e, mais uma vez, a Escola Nova manteve a tradição do magusto. O São Martinho foi o grande colaborador de toda esta atividade pois o sol brilhou e esteve um fantástico “DIA DE S: MARTINHO”!


Alunos do 4.º A1 (E.B. 1 de Nova)



152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page