top of page

Palestra sobre o Dia Mundial da Abelha

20 de maio, Dia Mundial da Abelha



As alunas Alice Besteiro e Maria Sá, em conjunto com a Eco- Escolas, organizaram uma palestra sobre as abelhas. Estiveram presentes o 6.º A, o 6.º B e o 6.º D.

Começamos por saber que para fazer apicultura, os apiários devem estar a 100 m da das habitações em utilização e a 50 m da via pública, para segurança das pessoas. Deve-se estar perto de fontes de água e de flores, para as abelhas poderem coletar o pólen e fazerem o mel. O mel é constituído por cerca de 50% de água. O mel mais puro de todos, normalmente, é o que fica cristalizado e pode parecer açúcar, mas não é! 

Seguidamente, vimos como é o ciclo de vida de uma abelha. A formação de uma abelha-rainha começa com a alimentação das candidatas com geleia real e a abelha que se tornar rainha irá governar a colmeia. A antiga rainha deverá procurar outra casa e construir uma nova colmeia, formando-se uma nova colmeia.

A abelha-rainha costuma ser a maior abelha, tendo 20 mm de comprimento e, normalmente, marca-se com uma “pinta” na cabeça para se saber quem é ela; assim, quando os apicultores mexem no ninho, conseguem identificar melhor a rainha.

O crescimento das abelhas começa com o ovo. O ovo fica nessa forma até ao 10.º dia e depois, do 15.º ao 21.º dia, chama-se "pupa".Os apicultores nunca devem ter o fato rasgado, pois podem entrar abelhas. Quando se é picado por uma abelha, deve retirar-se o ferrão, se estiver mais superficial e colocar gelo de seguida. Para se ser apicultor, é necessário ter atividade Apícola aberta na Direção Geral de Veterinária e ter o “Boletim de Apiário” preenchido, pois é aí que os apicultores fazem os registos e não temos o perigo de podermos ter mel contaminado com medicamentos não homologados. 

No final, aprendemos a fazer uma armadilha para vespas asiáticas. 

Ficámos a aprender muito sobre abelhas! Obrigada às dinamizadoras e à professora Mariana, ex-apicultora, que nos ensinou a partir da sua experiência. Eu gostei muito de assistir a esta sessão e estive atento, porque a minha mãe adora abelhas.


Tomás Rodrigues 6º A (Professora Paula Soares da Costa)

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page