top of page

Opinião que conta: A Biblioteca Escolar «Com Vida» ...


O desafio foi lançado, nas aulas de Português e de Cidadania e Desenvolvimento, e a resposta só poderia ser esta, a de levar os alunos a fazerem 10 minutos de Leitura diária, de um livro da Biblioteca Escolar.

Dar Vida aos livros e fazer da Biblioteca uma segunda sala de aula onde o silêncio leva a locais insólitos e faz voar a imaginação...

Dar Vida ao saber e à criatividade escondida e, às vezes, esquecida...

O resultado tem sido este:


"Eu gosto muito de ir à biblioteca, gosto muito do livro que estou a ler e, principalmente, acho que ler é muito importante. Também gosto muito do livro porque tem palavras engraçadas. Eu, às vezes, utilizo o meu próprio livro para criar histórias engraçadas e tenho jeito. Foi muito «fixe» saber como a biblioteca funciona."

Diogo Dias 5º D


"A atividade 10 minutos de leitura na biblioteca é interessante. Ocorre numa aula por semana, deixando o aluno mais motivado a ler, pois quer saber o que acontece depois e depois de onde parou. Com este método de leitura, o aluno irá querer ir mais vezes à biblioteca, lendo os livros que lá se encontram."

João Costa 5º A


"O que eu acho da atividade 10 minutos de leitura?

A atividade 10 minutos de leitura é interessante, porque podemos estar 10 minutos em silêncio a ler um livro. Acho que é uma atividade bem necessária, porque é sempre bom ler."

Gabriela Marques 5º A


"Eu fui com a minha turma à biblioteca. A professora Anabela explicou-nos o que estávamos ali a fazer. Depois, havia vários livros em cima da mesa para escolhermos e o que mais me chamou a atenção foi «Não te afastes» e foi o que eu escolhi. Já li uma parte dele e acho-o muito interessante. Tem 186 páginas e eu ainda só li 10. Ainda me faltam muitas, mas tenho a certeza que vou gostar dele."

Tarso Santos 5º C


"Eu gosto muito da biblioteca, porque lá há pouco barulho e ficamos mais concentrados a ler e também ficamos um bocadinho mais cultos."

João Henrique 5º C


"Na minha opinião, é muito bom ir à biblioteca, pois posso ler sossegado e eu gosto disso. Eu quero que continuem os 10 minutos de leitura."

Afonso Gonçalves 5º D


"A biblioteca, para mim, é um local sereno onde podemos "mergulhar" em mil e uma aventuras dos livros! Há livros de comédia, romances..., mas todos eles são necessários para crescer, aprender, brincar e relaxar. Esta atividade 10 minutos de leitura é, para mim, muito interessante e importante, pois realiza-se na Biblioteca Escolar. Adoro e é sempre um prazer voltar lá para continuar a ler o livro, pois estou curiosa com o que vai acontecer a seguir!"

Inês Alves 5º A


"É importante porque acalma, tranquiliza e isso é muito bom para nos concentrarmos."

Ana Lopes 5º A


"Sobre a atividade que estamos a realizar em Cidadania e Português, acho muito relevante. Ler é fundamental, pois com a leitura conseguimos adquirir conhecimentos, vocabulário, desenvolvemos a criatividade e a imaginação e, ainda, exercitamos a memória.

Na minha opinião, acho esta atividade útil, porque consigo aprender coisas novas e relembrar conhecimentos que já tinha adquirido anteriormente.

Inês Santos 7º H


"Nesta formação, fiquei a saber que a mesa maior é para trabalhos de grupo, as mesas de computador são para trabalhos da escola e o resto das mesas são para estudar ou ler. Embora eu já esteja na escola há três anos, fiquei a conhecer muito melhor a biblioteca e percebi que realizei alguns trabalhos no espaço errado."

Inês Monteiro 7º H


"Em cada aula de Cidadania vamos à biblioteca buscar o nosso livro e lemos durante 10 minutos. A meu ver, acho interessante, pois a nossa geração não está a dar importância à leitura e esta atividade vai ajudar as pessoas que não gostam de ler a conhecer novos horizontes."

Alice Aphaule 7º H


"A minha opinião sobre a atividade 10 minutos de leitura é muito positiva. Amei aprender mais sobre a biblioteca, onde procurar informação no livro e a descobrir novos livros que eu nunca li. Para além de me ajudar a gostar mais de ler, permitiu-me experimentar uma atividade única, que fiz pela primeira vez, quando andava no 4º ano."

Martim Macedo 7º H


"Na minha opinião, a formação que realizamos na biblioteca com a professora bibliotecária, nas aulas de Cidadania, foi bastante interessante, porque aprendemos mais sobre as funções, os espaços e os serviços da biblioteca e sobre os livros que lá existem. Eu gosto que possamos passar as aulas de cidadania a ler os livros da Biblioteca Escolar que mais gostamos."

Catarina Carneiro 7ºH


Professoras Cristina Ferreira e Paula Soares da Costa

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page