top of page

Ontem e hoje - o desafio da parentalidade

Com base num guião, os alunos do 8º A foram desafiados, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a realizar entrevistas a pessoas com filhos, para abordagem dos domínios da saúde/sexualidade. A escolha dos entrevistados foi feita de forma o mais aleatória possível para obter diferentes respostas e perspetivas às questões elaboradas. Os alunos foram incentivados a elaborar uma pequena montagem das respostas em diferentes formatos e ferramentas digitais.


Inês: Boa tarde a todos!

Hoje vamos fazer uma pequena entrevista à Susana para conhecer a sua experiência como mãe.

MJ: Gostaríamos de começar por perguntar quantos filhos tem e os seus respetivos nomes.

Susana: Tenho dois filhos. O Bruno e a Inês.

Inês: O que acha mais difícil em ser mãe?

Susana: A responsabilidade de assumir a educação e formação de alguém.

MJ: Ter filhos influenciou em algum aspeto a sua carreira?

Susana: Sim. Há dez anos, tive de escolher entre continuar a ser professora ou viver perto dos meus filhos. Escolhi viver perto deles.

Inês: Qual é a coisa mais divertida que o seu filho lhe disse?

Susana: “Por detrás de um lindo filho está uma linda mãe.”

MJ: Qual a melhor parte de ser mãe?

Susana: Ver a transformação, o crescimento e a evolução dos meus filhos ao longo dos anos.

Inês: O que mais mudou na sua vida depois de ter filhos?

Susana: Deixei de me preocupar só comigo e passei a ser mais responsável.

MJ: Considera-se uma mãe demasiado preocupada?

Susana: Sim, considero-me muito. Mas ao longo dos anos tenho tentado reduzir essa preocupação.

Inês: Já deixou de fazer algo que gostasse muito por causa dos seus filhos?

Susana: Sim. Deixei de dar aulas, que era algo que gostava muito.

MJ: Quantas noites já passou acordada por causa do seu filho?

Susana: Imensas. Nos primeiros dois anos de vida do meu filho, raramente dormi uma noite completa.

Inês: Qual é a característica que menos gosta nos seus filhos?

Susana: O meu filho é um pouco teimoso e a minha filha é demasiado exigente com ela própria.

MJ: Qual é a característica que mais gosta nos seus filhos?

Susana: Os meus filhos são muito meigos e preocupados.

Inês: Estava nos seus planos ter filhos?

Susana: Sim, sempre sonhei ser mãe.

MJ: Obrigada por nos responder a estas perguntas, até à próxima! E, assim, termina a entrevista de hoje!

Boa tarde!


Repórteres Inês Ribeiro, Luísa Azevedo, Maria Alves, Maria João Vieira 8º A


Repórteres Francisca Santos, Inês Caetano, Sarah Larez, Valeria Faria (8º A)


Repórteres Inês Massa, Matilde Leite, David Viterbo, Miguel Marques 8º A


Repórteres Afonso Rodrigues, Diogo Carreira, Francisco Larez, Lucas Pereira (8º A)


Repórteres Ana Clara Rebelo, Clara Herculano, Ema Castro, Lara Cunha


Repórteres Inês Ribeiro, Luísa Azevedo, Maria Alves, Maria João Vieira 8º A

112 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page