top of page

Banco de Portugal na Flávio em "Dia Mundial da Poupança"


No âmbito da Literacia Financeira e Educação para o Consumo, domínio da disciplina Cidadania e Desenvolvimento, o Banco de Portugal veio à escola no dia 31 de outubro para assinalar o Dia Mundial da Poupança. Sete turmas do terceiro ciclo dos três anos de escolaridade assistiram à palestra que os especialistas e formadores da área realizaram.

A “Gestão do Orçamento & Poupança” e ”Contas e Meios de Pagamento” foram os temas principais trabalhados com os alunos, os quais se mostraram muito interessados e participativos, levantando questões bastante pertinentes. Os alunos foram elucidados quanto ao funcionamento destes mecanismos e aos cuidados a ter, quer pessoalmente enquanto utentes destes serviços, quer no que concerne à segurança e privacidade na utilização dos mesmos.

Na mesma sessão, foi ainda abordado o tema “Conhecimento da nota e moeda de euro”, no qual foram analisados, de forma muito detalhada, todos os pormenores relativos a cada uma das notas e moedas em circulação. Este assunto relevante suscitou muito interesse da parte dos alunos, na medida em que, cada vez mais, existem fraudes a este nível e é necessário que todos estejam informados e alertados.

A parceria com o Banco de Portugal tem sido uma constante na nossa escola no que diz respeito ao tratamento destes assuntos, tão importantes na atualidade, levando os alunos a desenvolver um espírito de responsabilidade e de cidadania ativa.


Ficam aqui alguns testemunhos…


“Gostei muito da parte sobre o orçamento e poupança, porque nos ensinou dicas de como poupar e gastar apenas o necessário. Saber fazer um orçamento e gerir o nosso dinheiro é muito importante para as nossas vidas no futuro!”

Maria 9.º F


“Achei muito interessante sabermos reconhecer notas e moedas falsas. Estas informações relativas aos detalhes do dinheiro alertaram-nos para verificar sempre o que nos vem parar às mãos.

Joana 9.º F


“Foi bastante interessante, uma vez que passamos a conhecer novos métodos de pagamento e aprendemos a distinguir as notas falsas das verdadeiras.

Luana e Leonor 8.º A


Professora Isabel Silva

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page