top of page

“AVC vai à Escola”


No âmbito do projeto “Oficinas de Bem-Estar”, atendemos ao apelo da “PT.AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos”, vulgarmente chamada “Portugal AVC”, para a dinamização da iniciativa “AVC vai à Escola” dirigida ao nono ano de escolaridade.

Assim, no dia 18 de abril, a nossa escola contou com a presença de duas profissionais de saúde e uma sobrevivente de AVC. A intervenção das palestrantes focou-se essencialmente na prevenção, no estilo de vida, considerado primordial, nos sinais de alerta e na atuação que se deve ter perante uma situação de emergência. A consciencialização de que o AVC não é uma “doença de velhos” fez com que os jovens refletissem nas suas práticas quotidianas que, muitas vezes, são favoráveis à ocorrência destes problemas graves de saúde. Numa perspetiva de inclusão e integração, a sobrevivente de AVC confrontou a plateia com o seu exemplo confirmando a ideia de que pode e deve haver vida pós-AVC. Salientou a importância de uma sociedade informada, recetiva à diferença, solidária e empática que não exclua estes sobreviventes que necessitam de atenção e paciência até conseguirem recuperar as capacidades básicas para trabalhar e viver o seu dia a dia como qualquer outra pessoa.

Assistiram a este evento, no auditório da escola, cerca de 140 alunos repartidos por duas sessões. Esperamos que a sua participação ativa e interessada se traduza numa sistemática prevenção ao longo das suas vidas e no auxílio a qualquer pessoa que tendo sofrido um Acidente Vascular Cerebral, necessite da resiliência e do amor de quem está por perto.

Obrigada à equipa que nos visitou!

Aumentaram o nosso Bem-Estar!


Professora Isabel Silva (Coordenadora da atividade)

62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page