top of page

Agrupamento Flávio Gonçalves realiza simulacro de sismo "A Terra Treme"



No dia 9 de novembro, às 11:04 horas, o nosso Agrupamento realizou o exercício público de sensibilização para o risco sísmico “A Terra Treme”. Esta iniciativa, promovida anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas.

Com a duração de apenas 1 minuto, todos os participantes realizaram, assim, os 3 gestos: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.


Estas são as opiniões dos alunos mais novos, do 5º ano:


«Na escola, estávamos na aula de Português, quando tocou para todas as turmas fazerem um simulacro de saber o que fazer em caso de haver um terramoto. Antes, vimos um vídeo «Quando a Terra Tremer»sobre como devemos agir em caso de um terramoto. A atividade foi elaborada para aprendermos a agir nesses momentos de desespero.

Gostamos muito da atividade! Esperemos que não aconteça, por enquanto.»

Leonardo Laranjeira e Miguel Teixeira 5º C


«Na nossa opinião, foi muito divertido!

Primeiramente, vimos um vídeo para nos ajudar a compreender o que iria acontecer às onze horas e quatro minutos.

Na nossa escola do 1º ciclo, já tínhamos feito simulacros de sismo e incêndio e agradecemos muito as dicas que nos deram. Já sabemos o que fazer quando houver na realidade.

A professora teve de perder a sua aula para nos ajudar para o futuro. Gostamos muito desta atividade.»

Mariana Viana e Ivo Pereira


«Eu não vi o vídeo, porque cheguei um pouco mais tarde, mas fiz o simulacro e gostei de o fazer, apesar de já o ter feito na escola primária. Na minha opinião, este simulacro foi muito essencial, porque se acontecer na vida real, já sabemos o que fazer.

A professora também explicou que esta atividade era nacional e nós até ouvimos a sirene dos bombeiros para dar início a esta atividade, um pouco mais tarde do que na escola.»

Inês Benta


«Na Escola Flávio Gonçalves, os alunos da manhã participaram num simulacro de um sismo.

Nós gostamos da atividade e não é para levar isto na brincadeira. O vídeo que a nossa turma viu, explicou-nos o que fazer em caso de sismo.

Esperemos que tudo corra bem num caso destes e sabemos que isto vai ser útil para o nosso futuro!»

Mariana Carneiro e Pedro Pinheiro


«A atividade «A Terra Treme» foi muito interessante. Eu nunca tinha feito um simulacro e devia ser feito noutras ocasiões.

Começamos a ver um vídeo sobre esta atividade e depois, às 11:04 horas, enquanto estávamos a ter português, tocou para começar o simulacro. Fomos para debaixo das mesas, segurámo-nos nas pernas da mesa e depois seguramos na cabeça. Às 11:09 horas, quando estávamos no intervalo, tocou a sirene dos bombeiros para começar o simulacro deles. O nosso foi mais cedo por causa do intervalo.»

Enzo


«Nós adoramos o simulacro, porque vai ajudar-nos a estar preparados, caso aconteça um terramoto. E quanto ao vídeo, demonstrou-nos o que fazer caso apareça um terramoto de verdade.»

João Miguel e Tarso


«Acho que a simulação da Terra Treme vai-me ajudar no futuro quando houver algum tipo de sismo, pois assim estarei protegida. Sobre o vídeo, gostei muito, porque, para além de ser fácil de compreender do que se deve fazer, está muito bem feito. Foi uma experiência diferente. Gostei muito desta atividade!»

Joana Fernandes


«Eu gostei muito da atividade «A Terra Treme» e o vídeo que vimos foi muito engraçado. Mas também aprendi três palavras importantes: Baixar-Proteger- Aguardar.»

Ana Carolina


FGNotícias

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page