top of page

5 de Outubro - feriado que festeja a República


Sabes porque é feriado no dia 5 de outubro em Portugal?

A partir de 5 de outubro de 1910, Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república – celebra-se assim o dia da Implantação da República. Ou seja, deixou de haver monarcas a governar o país e passou haver Presidentes da República. A Revolução Republicana foi um momento de viragem na História de Portugal; foi um passo fundamental no sentido da Liberdade e da Democracia no nosso país.


Então o que é que aconteceu de tão importante no dia 5 de Outubro? Vamos descobrir…

Antecedentes

Reis e Rainhas governaram o país durante centenas de anos.

Depois de séculos de monarquia, o povo português estava insatisfeito quando surge um partido que prometia alterar a situação nacional e apontava para o progresso do país. O povo achou que podia ser representado por este grupo que se preocupava com as solicitações e o seu bem estar. Era o Partido Republicano.


A revolução

No dia 3 de Outubro de 1910 um grupo de pessoas reuniu-se em Lisboa, na Praça que hoje é conhecida por Marquês de Pombal, e iniciou uma revolta que só terminou dois dias depois. Às 9 horas da manhã do dia 5 de Outubro, foi proclamada a República a partir da varanda dos Paços do Concelho, edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa. Com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional, a bandeira e a moeda.


Comemorações do 5 de Outubro

A Implantação da República é celebrada com paradas militares, o hastear da bandeira e a execução do hino nacional na Câmara Municipal de Lisboa. Além disso, há discursos do presidente da Câmara e do presidente da República. Há também a imposição de condecorações a civis e a entrega de espadas na Academia Militar realizadas pelo presidente da República. No entanto, estes eventos podem ser alterados a cada ano.


Professora Sameiro Carvalhido


55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page