top of page

Finalmente…O “Jardim Botânico” e a “Estufa”


Há cada vez mais evidências científicas de que o contacto com a Natureza tem um efeito positivo na saúde e no bem-estar físico/psicológico das crianças, dos jovens e dos adultos. A Natureza, além de contribuir para a qualidade de vida possui, ainda, a virtude de constituir um espaço de experimentação, de aprendizagem integral, autónoma e estimulante.

Esta nossa empolgante viagem começou no 1º semestre de 2020/2021. Integrado no Projeto Eco escolas, foi lançado o desafio de observar o espaço de recreio da nossa escola. Constatou-se, então, que este se encontrava degradado, pouco cuidado, com muitas árvores doentes, e a estufa existente não reunia condições de utilização.

Foi definido um Plano de Ação, e assim, a “Brigada da Floresta” assumiu o encargo da sensibilização de toda a comunidade escolar para esta situação.

Estava dado o primeiro passo rumo à criação de um Jardim Botânico e à reabilitação da Estufa, criando um espaço que associasse o lazer à educação.

Desde esse primeiro momento, que muitas ideias têm vindo a ser implementadas, desde a criação das placas de identificação das espécies do Jardim Botânico utilizando tecnologia QR Code, o Orquidário, e o surpreendente “Jardim das Suculentas”, que usa as pedras da famosa calçada portuguesa, enaltecendo, neste caso, figuras alusivas à nossa cidade, tais como a lancha poveira, o Sol, as ondas, os peixes, as gaivotas, entre outras.

Este projeto só foi possível ser concretizado com o patrocínio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, do Projeto ERASMUS + “Ecology, Culture, Options for Creative Learning and Active Life”, da EB Dr. Flávio Gonçalves, da LIPOR Geração + e com a ajuda preciosa de todos os que contribuíram para o seu andamento. Entre eles destaco a Diretora Professora Luísa Gomes, a Vereadora do Pelouro do Ambiente Drª Sílvia Costa, o Engenheiro Pedro Martins e os seus jardineiros, o Dr. José Flores, a Drª Sofia Teixeira, o Sr. José Costa, a D. Maria José Castro. Também os Assistentes Operacionais da nossa escola: Sr. Carlos, Sr. Tomé, Sr. Noé, D. Fernanda, D. Alice, D. Mónica Caseira, D. Filipa, D. Cristina Aguiar, D. Emília, D. Sandra. Assim como, os Professores: Paula Campos, Vanda Matos, Cristina Fernandes Ferreira, Anabela Torre, Isabel Morim, Avelina Moura, Albina Macedo, Filomena Ribeiro, Sameiro Carvalhido, Inês Vilar, Raquel Boucinha, Paulo Sá, Susana Carrasquinho, Carla Brandão, Carlos Sá, Manuela Figueiredo, Soares da Costa, entre outros, além dos alunos, do 5º ao 9º ano, que participaram com muito entusiasmo na plantação das árvores, assim como na pesquisa e tradução para o Inglês e para o Francês, das relevantes informações sobre as espécies do Jardim Botânico, colocadas posteriormente nos respetivos QR Codes das placas identificativas.

Chegamos ao fim desta viagem? Não, claro que não! Isto é apenas o começo, o aguçar do apetite para o que ainda vamos apreciar, agora, e em anos vindouros. Tendo como presença constante uma aliada de peso, a Natureza, esperam-se novas ideias, novas atividades a serem realizadas nestes espaços.

Por isso…surpreendam-nos!

A todos/as um grande bem-haja!


Professora Natália Santos (Coordenadora da “Brigada da Floresta”)


Fotos







332 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page