top of page
  • Professora Isabel Silva

VISITA ONLINE À CARAVELA VERA CRUZ

Atualizado: 28 de out. de 2021


O Projeto Escola Azul proporcionou às turmas A, B, C, E, F, G e H do oitavo ano uma visita online à Caravela Vera Cruz. A Caravela Vera Cruz é a mais exata réplica das antigas caravelas usadas pelos portugueses na Era dos Descobrimentos e foi construída no estaleiro Naval de Vila do Conde, na comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil. A embarcação tem 6 metros e meio de largura e 24 metros de comprimento.

Rui Santos, responsável da Aporvela, Associação Portuguesa de Treino de Vela, proprietária da embarcação, conduziu os alunos na navegação a bordo deste passeio pela História. Na impossibilidade de fazer uma visita presencial à Vera Cruz, que pode ser visitada na Doca de Alcântara em Lisboa, os discentes acompanharam, online e passo a passo, as dificuldades que os marinheiros da altura defrontaram nas suas longas e difíceis viagens que tanta glória trouxeram a Portugal.

No decorrer da visita, os alunos ficaram a conhecer os pormenores no que respeita aos instrumentos náuticos, à vida a bordo durante as grandes viagens de descoberta, às dificuldades na alimentação e na higiene e, principalmente, aos objetivos que levaram dezenas de audazes, mas pouco experientes marinheiros, tão longe! A vontade de aventura e o empreendedorismo dos navegadores dessa época fizeram com que a nossa cultura navegasse para longínquos destinos e de lá trouxessem outros costumes e ricas mercadorias que permitiram uma visão mais alargada do Mundo e deram origem a uma interculturalidade muito profícua para todos. No entanto, nem tudo foi positivo pois a História nem sempre tratou bem os homens que para lá seguiam livremente e, muito menos, aqueles que contra vontade vinham, vítimas da escravatura e do tráfico negreiro que se praticavam na altura.

Esta “viagem” pela memória chamou a atenção para a importância e pertinência de dois aspetos marcantes do passado, do presente e do futuro: os Direitos Humanos e a Interculturalidade.

Esta visita, da responsabilidade da professora Isabel Silva e Susana Carrasquinho, decorreu no passado dia 20 de outubro, nas aulas de História, dado o enquadramento dos temas nos conteúdos programáticos da disciplina que articulou também com Cidadania e Desenvolvimento o tratamento dos mesmos.


Professora Isabel Silva



56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page