top of page
  • Alunos do 6º A (Prof. Sameiro Carvalhido)

VAMOS PÔR O MEDO A FUGIR

Atualizado: 7 de jul. de 2021

Nas aulas de Português trabalhamos a temática do medo com o objetivo de incutir segurança.

Não te armes em “carapau de corrida”!


O medo pode ser um sentimento bom!

O medo é um sentimento bom porque permite proteger-nos de alguns comportamentos menos acertados. Por exemplo, eu comprei uma bicicleta grande de pneu 26” que já me permite andar na rua no meio dos carros. No entanto, tenho medo de cair e ser atropelada. O meu pai diz sempre para ir devagar, para não me armar em “carapau de corrida” e ter atenção aos carros! O meu medo aqui mantém-me alerta e concentrada e, felizmente, nunca tive nenhum problema. Cada vez tenho mais confiança e domino melhor o andar de bicicleta, pelo que me sinto mais feliz.

Mas, por vezes, o medo é um sentimento mau, pois ficamos stressados e receosos do que fazemos.

Atualmente, estamos em plena época de pandemia de Covid-19 e, por vezes, assistimos a comportamentos estranhos das pessoas. De facto, devemos ter medo de ficar doentes, por nós, pelos nossos avós e também pelos outros. O medo aqui faz com que estejamos mais alerta e sejamos mais responsáveis para cumprir as regras fundamentais para impedir a transmissão do vírus, ou seja, não nos devemos armar em “carapaus de corrida” no que diz respeito ao não cumprimento das regras.

Não temos de usar o medo para sermos infelizes, mas sim, para sermos felizes!!!

Leonor Silva 6ºA nº 7



Eu tenho alguns medos mas, neste momento, o meu maior medo é a pandemia COVID 19 coronavírus. A propagação deste vírus é enorme e tem consequências muito sérias para a nossa saúde, principalmente para os idosos.

Se algum menino ficar infetado pode transmitir o vírus para os seus pais, avós, família e amigos.


Eu vou acalmando o meu medo tomando os cuidados necessários, por exemplo:

Uso máscara, desinfeto regularmente as mãos com álcool em gel e tento passar o maior tempo possível em casa.

O medo pode ser negativo, quando as pessoas se deixam abater por este medo. O medo pode ser positivo, quando as pessoas reagem e tomam as precauções para se protegerem, a si e aos outros.

Luana 6º A nº8


O medo pode ser positivo ou negativo dependendo de como o gerimos. É negativo quando o deixamos tomar conta de nós e ficamos traumatizados, por exemplo, as fobias. No meu caso, tenho fobia a águas-vivas e a palhaços, que me deixam paralisado. Mas pode ser positivo quando estamos perante algo desconhecido e não sabemos como agir.


O que me mete mais medo nestes tempos é este vírus desconhecido, chamado SARS-CoV-2, Covid-19 ou até mesmo coronavírus. Não posso deixar que o medo tome conta de mim, mas ao mesmo tempo não posso estar completamente relaxado em relação a esta situação, pois pode ter consequências muito graves. Uma das coisas que mais me preocupa é o facto de termos grande possibilidade de sermos assintomáticos, transmitindo a doença sem o nosso conhecimento.

Por isso, apesar de não podermos deixar o medo tomar conta de nós, temos de ter muito cuidado.


Rodrigo Sistelo 6º A nº 11


(Professora Sameiro Carvalhido)

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page