top of page
  • Professora Isabel Silva

VAMOS FALAR SOBRE O ASSUNTO!

Ao longo da ano letivo foram muitos os alunos que corajosamente abordaram, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, o tema da saúde mental! A pandemia agravou as situações de stress, de ansiedade, de insegurança e de autoestima, entre outras, nos nossos adolescentes que estão bastante conscientes da gravidade destes problemas e procuram uma abertura ao diálogo e ajuda. Desta forma, o projeto Oficinas de Bem-Estar promoveu a sessão “Gestão da Ansiedade” que foi dinamizada por voluntárias da Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim. A abordagem e a desmistificação do tema foi de grande interesse e pertinência, segundo os participantes. Os exercícios respiratórios e de descontração proporcionaram momentos de alegria e de bem-estar. Agradecemos a todos os parceiros que trabalharam connosco, que nos incentivaram e apoiaram. Para o ano continuaremos na senda de melhorar tudo o que a escola pode oferecer nesta área! A escola apostará cada vez mais numa cultura de promoção da qualidade vida!

Aqui ficam alguns contributos!


Professora Isabel Silva



Saúde Mental

"Existem vários tipos de transtornos mentais, com diferentes características. Geralmente são caracterizados por combinações de pensamentos, emoções e comportamentos negativos e anormais, que para além de se afetarem quem deles sofre, podem também afetar as relações interpessoais.

Existem vários tipos de transtornos mentais, como a depressão, a ansiedade, transtornos alimentares, transtornos bipolares, esquizofrenia, etc…

É importante ter acesso aos cuidados de saúde e aos serviços sociais para proporcionar apoio mental, em caso destas doenças.

É necessário ter a saúde mental como prioridade, porque se não a tivermos isso acabará por nos destruir completamente, não adianta fingir se a nossa cabeça não estiver a funcionar bem, nada mais funcionará corretamente.

Somos capazes de mudar tudo na nossa vida desde que mudemos o nosso modo de agir e de pensar.

Temos de conseguir cuidar da nossa mente ou eventualmente a nossa mente acabará connosco.

A Saúde Mental não é sobre não sentir coisas más. É sobre não deixar dominar-se por elas”.

Sofia Schöberl 8º B


Cura para a solidão

"Eu não encontrei outra cura para a solidão a não ser fazer amizade com ela. Sentar-me com ela. Senti-la. Aprendê-la. Cada vibração e dor que eu tentei absorver tentando queimá-la. Corri quilómetros e cantei-a. Mas não há outra cura para a solidão a não ser fazer amizade com ela. Eu vivo aqui agora e esta é a minha vida. Esta é a minha cama e estes são os meus sapatos. Esta é a minha chave e esta é a minha rua. Ali é onde eu compro café à segunda de manhã e aqui é onde eu escrevo nas noites escuras de novembro. Eu vivo aqui agora. E ali está o banco onde eu me sentei toda a noite durante agosto, quando ainda estava quente e claro, sem preocupações nas costas. Estes são os meus segredos. Aquela é a minha porta e serás bem-vindo a qualquer momento."

Mariana Cramês 8º B


Hoje rezamos

Rezamos pelas vidas perdidas.

Rezamos pela doença.

Rezamos pelo sofrimento.

Rezamos por aqueles que perderam um pai, um filho, uma casa, um emprego.... Rezamos por aqueles que são incapazes de rezar por si mesmos.

Rezamos pela força, pela esperança e por dias melhores.

Rezamos por nós mesmos, por aqueles que de nós ainda são abençoados por estarem vivos e a respirar apesar de tudo.

Rezamos pelas crianças, pelos mais velhos e pelos esquecidos.

Rezamos pela diferença e rezamos por esta terra.

Hoje nada é mais importante do que rezar para agradecer por tudo o que ainda temos seja saúde, família ou a possibilidade do amanhã e outra oportunidade para fazer as coisas direito.

Hoje rezamos e rezo para que encontre algum conforto em rezar.

Mariana Cramês 8º B

339 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page