top of page
  • Afonso Amorim e Joana Santos 9º A

TOMADA DE POSSE DA NOVA DIRETORA

Atualizado: 17 de jan. de 2021


No dia 14 de janeiro de 2021, pelas 19 horas, realizou-se no auditório da escola a cerimónia de tomada de posse da nova Diretora do nosso agrupamento, a professora Luísa Maria Moreira Nunes Guerra Gomes.

Devido aos constrangimentos provocados pela pandemia, o evento contou apenas com a presença dos elementos do Conselho Geral, que elegeram a nova diretora por unanimidade (100% dos votos), da Direção Interina cessante e da equipa que integrará a Direção da escola nos próximos quatro anos.

A cerimónia começou com um momento musical, protagonizado pela professora Margarida Almeida, ao piano, e pelo professor Rui Fernandes, no saxofone, procedendo-se, de seguida, à leitura do documento da tomada de posse, oficializando o início de funções da Diretora.

O Dr. Luís Diamantino, Vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e um dos convidados da mesa de honra, realçou a importância da escola e de toda a sua comunidade envolvente, intitulada de família pela proximidade e colaboração na resolução dos desafios e problemas em prol dos alunos. Referiu a disponibilidade da CMPV, abordando ainda a questão das obras, cujo término se prevê para o mês de setembro do presente ano, partilhando assim o desejo de uma escola “nova”. Em relação à pandemia, destacou a segurança nos estabelecimentos de ensino, deixando bem claro que este vírus “não é desculpa para não fazer” e todo um trabalho tem vindo a ser cumprido. Deve-se sempre procurar o impossível, ambicionando sempre mais para a escola, dado o seu importante papel na sociedade.

Dirigiu-se à nova Diretora, uma “amiga de longa data”, desejando votos de muito sucesso para o futuro, naquele que é um cargo de “grande responsabilidade”.

A Presidente do Conselho Geral, professora Margarida Almeida, congratulou-se com este momento formal, apesar das restrições impostas, destacando a sua importância no iniciar deste percurso numa escola de sucesso. Agradeceu à Direção provisória, realçando que “todos os inícios implicam términos anteriores” e referiu a nova Diretora como “parte de uma história de procura do bem comum deste agrupamento”. Expressou o desejo de uma escola onde se “discutam ideias até à exaustão para melhorar”, tendo o trabalho como “único meio credível para obter resultados”. Uma escola abrangente e formadora de “homens e mulheres de princípios".

Destacou ainda a sua "coragem" ao candidatar-se ao cargo “em tempos tão difíceis da humanidade”, afirmando que “não queremos ser vulgares e jamais seremos vulgares” (palavras de Flávio Gonçalves) no universo escolar do país, desejando ainda "as maiores felicidades" para o seu mandato.

A professora Luísa Gomes, na sua primeira intervenção como Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, agradeceu aos membros do Conselho Geral pela confiança nela depositada e por terem acolhido as suas propostas de intervenção. Apresentou uma liderança baseada num projeto educativo “partilhado por todos e promotor de uma cultura de escola com valores de referência para toda a comunidade escolar”, adaptado às suas necessidades e desafios.

Destacou o sucesso dos alunos como uma das “principais preocupações”, centrando por isso o seu trabalho “no aluno, na sua formação e educação”.

Apelidou o papel dos pais e Associações de Pais de “primordial”, através da “participação ativa” em várias estruturas escolares. Apontou a sua atenção para assuntos relacionados com “a disciplina e comportamento cívico, assim como a educação para a saúde, segurança, ambiente, prática desportiva e artística”. Assumiu que, entre outras prioridades, “a autoavaliação sistemática do agrupamento” será um dos principais “instrumentos de monitorização da qualidade dos serviços prestados por este estabelecimento de ensino”.

Afirmou que conta com “o trabalho, a vontade, o empenho e participação de todos” na implementação de uma “dinâmica de progresso e melhorias da escola”.

Apesar de ter consciência de que este é um cargo bastante exigente, impondo um grande sentido de responsabilidade, acrescentou a sua vontade de contribuir para a sustentabilidade e sucesso do agrupamento, permitindo que este seja “ uma instituição aberta, com uma organização de qualidade, capaz de refletir sobre a sua ação e agilizar os procedimentos que respondem positivamente às necessidades e expectativas de todos”.

Finalmente, apresentou a sua equipa, cuja tomada de posse se realizará na sexta-feira, dia 15 de janeiro, constituída pela professora Maria Teresa Leão de Sucena Pereira Fonseca, que ocupará o cargo de Subdiretora, e dos professores Paula Cristina dos Santos Campos e Miguel Martins Amorim, que desempenharão a função de adjuntos da Direção.


Afonso Amorim e Joana Santos (Texto e Imagem) 9ª A

263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page