top of page
  • Professora Maria das Dores Milhazes

SER PROFESSOR...

Atualizado: 7 de jul de 2021


Quando vejo filmes antigos ou leio livros que mostram o viver no nosso país em outros tempos ressalta-me o respeito que toda a gente tinha pelo professor. O professor era retratado como o senhor do conhecimento, da sensatez, da clareza e que a todos mostrava novos horizontes.

Quando comecei a trabalhar senti ainda esse respeito. Sempre que chamava a atenção a qualquer aluno ou dava um conselho, este era sempre interpretado como uma ajuda de quem tinha sabedoria para encaminhar, para levar ao encontro de um percurso de sucesso!

Hoje, infelizmente, vejo que o professor perdeu esse respeito. Muitas vezes percebi que os pais acham que se o aluno tem sucesso é porque é inteligente, aplicado e tem uns pais interessados, uns pais que são responsáveis pelo sucesso. É com tristeza que vejo colocar o professor em segundo plano, como uma peça necessária, mas não fundamental.

Como se enganam os pais! Felizmente, nem todos pensam assim!

SER PROFESSOR, acima de tudo, é levar o aluno a gostar e ter paixão pelo saber! Para isso, o professor motiva, envolve e caminha com o aluno mostrando-lhe como pode ser o seu percurso. Já tenho encontrado muitos ex-alunos que me dizem que foi comigo que começaram a gostar muito de Ciências.

O professor faz sonhar, faz acreditar e faz crer que se é capaz!

O professor é amigo, muitas vezes, confidente de muitos assuntos (assuntos que nem os pais sonham!) não é o melhor amigo, é quem sabe dar amizade, mas não esquece o seu papel de educador.

Foi assim que me senti durante estes 45 anos. Alguém que ama com paixão aquilo que faz, alguém que se preocupou em preparar muito bem as aulas de modo a motivar os seus alunos, alguém capaz de alimentar os seus sonhos e mostrar-lhes como é importante o conhecimento, alguém que entende que há outros valores na vida e que o mais importante é «SERMOS FELIZES».

A vossa Diretora

Professora Maria das Dores Milhazes

DIA DO PROFESSOR, 5 DE OUTUBRO DE 2020

187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page