top of page
  • SPO: Ana Gomes e Teresa Machado

PROJETO EDUC@VOCAÇÃO: “O MISTÉRIO DAS PROFISSÕES”


No dia 30 de novembro, no âmbito do Projeto Educ@vocação, nas escolas do 1º ciclo do nosso agrupamento, foi levada a cabo a atividade: “O Mistério das Profissões”. Esta atividade consistiu numa apresentação online, via ZOOM, deste projeto pedagógico da autoria do músico e Youtube Pedro Gonçalves, desenvolvido em parceria com a empresa Betweien que pretende criar, nos mais jovens, uma relação afetiva com diferentes profissões, cultivando o sentimento de gratidão por cada profissional e reconhecendo a importância de cada um(a) deles(as). Foram abordadas seis diferentes áreas de atividade profissional: costureiro(a), varredor(a) de rua, mecânico(a), jornalista, cozinheiro(a) e bancário(a).

A atividade englobou a leitura encenada da história do livro “Pedro e Paty” pelo contador de histórias/ator Mário Sá; a partilha musical ao vivo pelo músico Pedro Gonçalves e ainda uma atividade pedagógica de interação com as crianças para os vários anos/turmas das três escolas do 1º ciclo, que demonstraram uma participação ativa e dinâmica no decurso da mesma.

Na Escola Básica do Desterro colaboraram os professores Luís Marta, com o 3ºA, José Leal, com o 3ºB e Ana Carvalho, com o 3º C. Na Escola Básica Nova, os professores Carmen Silva, com o 3ºA, e Pedro Barreira, com o 3º B. Na Escola Básica dos Sininhos, os professores Mariana Couto com o 1º A, Pedro Machado, com o 1º B, Teresa Oliveira, com o 2º A, e Sílvia Silva, com o 3ºC. Esta atividade foi acompanhada/monitorizada pelas psicólogas Ana Gomes/Teresa Machado.

Após a concretização desta atividade, solicitou-se a realização de um pequeno livro onde os alunos se identifiquem com uma profissão e o ilustrem. Estes serão expostos na Biblioteca sede do Agrupamento.


SPO: Ana Gomes e Teresa Machado



153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page