top of page
  • Professoras Júlia Simão e Helena Moreira

O VALOR DA AMIZADE II


No âmbito do PAA, os alunos da EB1 de Sininhos, nomeadamente as turmas do 2ºB e 4ºA2, participaram na atividade dinamizada pelas docentes de educação especial Júlia Simão e Helena Moreira e cujo tema foi “O valor da amizade II”. A amizade promove a inclusão, desta forma pretendeu-se fomentar valores como: o amor, o afeto, a atenção, a partilha, a igualdade, a solidariedade, entre outros.

O livro selecionado foi “Uma Lição de Amor “, de Cármen Garcia, que de uma excelente forma nos mostra que a diferença não é um problema e que todos temos capacidades distintas e importantes. Esta história defende muito bem a ideia de inclusão. Retrata uma passagem de um aluno de cadeira de rodas, que ao entrar numa escola sente-se muito triste, pois, mais uma vez é o único da sala que apresenta uma diferença física.

A atividade decorreu em articulação com as professoras titulares de turma e contou com a participação entusiástica de todos os alunos, onde se procedeu à exploração e reflexão do tema. Refletiu-se alguns aspetos mais pertinentes, como o significado e o valor da amizade, as diferenças “exteriores” e o que realmente devemos valorizar, o nosso “interior”. Posteriormente, houve oportunidade de concluir a atividade através de um registo escrito, com frases, palavras alusivas, ilustrações e a construção de uma coroa de Natal. O objetivo final desta atividade consistiu na reflexão sobre a importância e o valor da amizade, envolvendo assim o tema e ligando-o à época natalícia.

Segue-se a produção e elaboração da atividade.


Professora Júlia Simão e Helena Moreira

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page