top of page
  • Margarida e Carlos (Pais das alunas Matilde do 5º K e Clara do 1º ano da Escola do Desterro)

O INÍCIO DO ANO ESCOLAR

Atualizado: 7 de jul. de 2021


O primeiro dia na Escola Drº Flávio Gonçalves para uma aluna do 5º ano

A entrada no 2º ciclo começou numa quinta-feira de manhã, dia 17 de setembro.

O dia estava radiante!

Que bom rever os amigos e conhecer novas pessoas!

Na entrada da escola aguardava-nos um porteiro atencioso e duas auxiliares que nos indicavam a sala. Aí esperava-nos a professora de Educação Visual que nos foi chamando por ordem para entrarmos e a professora de Português indicou-nos os nossos lugares. Apresentámo-nos e conversamos sobre o funcionamento da escola, neste ano letivo.

De seguida, as professoras deram-nos a conhecer as regras da escola e fizemos uma visita guiada. Aproveitamos para descontrair e conviver um pouco.

Finalmente, chegou a hora de regressar a casa. Estávamos todos aliviados por ter corrido tudo bem e agora estamos ansiosos por começar o novo ano letivo.

Maria João Vieira, 5º A


O início do ano letivo para os pais


O início do ano escolar foi marcante para nós, enquanto pais de duas meninas que iam ingressar no 1º ciclo e no 2º ciclo do mesmo agrupamento escolar. Sendo o mesmo agrupamento tornou as coisas mais fáceis pelo conhecimento de toda a dinâmica de funcionamento.

Em termos familiares, esta mudança implicou novas rotinas e, com estas duas transições tão importantes na vida das nossas filhas, foi essencial a nossa presença e disponibilidade no arranque do ano letivo.

Toda a conjuntura atual que a nossa sociedade está a viver, relacionada com a pandemia do Sars-Covid 19, fez com que o início do ano fosse estranho e, ao mesmo tempo, cheio de receios. As dúvidas e o medo relativamente à segurança das nossas filhas e de toda a comunidade escolar invadiram os nossos pensamentos. A nossa presença nas reuniões de pais com a professora do 1º ciclo, na Escola do Desterro, e com o Diretor de Turma, na Escola Dr. Flávio Gonçalves, foi muito importante no sentido de nos informar e encarar o início do ano letivo com mais serenidade. Nestas reuniões, constatamos que todo o Agrupamento Escolar estava preparado, seguro e confiante, pois tinha sido criado um Plano de Contingência para garantir a maior segurança de todos os alunos, professores, funcionários e pais.

No seio familiar, restou-nos apenas tranquilizar as nossas filhas que ansiavam por voltar à escola, pelas novas amizades que as esperavam e por conhecer os novos professores.

O primeiro dia de escola chegou… Fizemos questão de as acompanhar e de lhes transmitir toda a confiança para esta nova etapa da sua vida. Estavam envoltas num misto de emoções, nervosas e ansiosas, mas muito felizes.

É o início de novas rotinas, encarar novos desafios e fazer novas amizades…

E QUE SEJAM FELIZES!


Margarida e Carlos (Pais das alunas Matilde do 5º K e Clara do 1º ano da Escola do Desterro)

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page