top of page
  • Professora Sameiro Carvalhido

O DIA DO TRABALHADOR


O Dia do Trabalhador, Dia do Trabalho, Dia Internacional dos Trabalhadores ou Festa do Trabalhador é uma data comemorativa internacional, dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de maio em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.

A história do Dia do Trabalho surgiu em Chicago, nos Estados Unidos, no 1º de maio de 1886, quando muitos trabalhadores saíram à rua para protestar contra o excesso de horas de trabalho diária, que podia chegar até 17 horas. Homens e mulheres lutavam por uma carga horária de 8 horas e melhores condições de trabalho. No mesmo dia, todos os trabalhadores americanos realizaram uma greve geral no país. Este acontecimento serviria de inspiração para muitas outras manifestações que se seguiriam.

Nos dias seguintes, os trabalhadores continuaram reivindicando e os policiais começaram a entrar em conflito com os grupos. Quanto mais as forças armadas repreendiam, mais os manifestantes continuavam e a importância da data ficava marcada. As manifestações ficaram conhecidas como a Revolta de Haymarket.

Estas lutas operárias não foram em vão. “Os trabalhadores de todo o mundo conquistaram uma série de direitos e, em alguns países, tais direitos ganharam códigos de trabalho e também estão sancionados por Constituições".

No calendário litúrgico, o dia celebra a memória de São José Operário, o santo padroeiro dos trabalhadores.


DIA DO TRABALHADOR EM PORTUGAL

1.º de maio na cidade do Porto


Em Portugal, só a partir de maio de 1974, após a Revolução dos Cravos, é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio, que passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração era reprimida pela polícia.

O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado em todo o país, com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidos pela central sindical CGTP-IN (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).

No Algarve, assim como na Madeira e nos Açores, é costume a população fazer piqueniques, e são organizadas algumas festas alusivas à data.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Datas_comemorativas [consultado em 01 de maio de 2022]



LENDA DAS MAIAS

O dia 1 de maio é chamado o Dia das Maias. Tradição antiga, ligada à primavera e aos rituais da agricultura.

Reza a lenda que quem colocar giestas nas portas na noite anterior ao 1º de Maio está livre das bruxas e dos maus olhados, das dores de pescoço e de problemas de infertilidade.

São várias as histórias que se contam a cerca desta tradição, a mais conhecida no Minho é: "Herodes soube que a Sagrada Família, na sua fuga para o Egipto, pernoitaria numa certa aldeia. Para garantir que conseguiria eliminar o Menino Jesus, Herodes dispunha-se a mandar matar todas as crianças. Perante a possibilidade de um tão significativo morticínio, foi informado, por um outro "Judas", que tal poderia ser evitado, bastando para isso, que ele próprio colocasse um ramo de giesta florida na casa onde se encontrava a Sagrada Família, constituindo um sinal para que os soldados a procurassem e consumassem o crime... A proposta do "Judas" foi aceite e Herodes tratou de mandar os seus soldados à procura da tal casa. Qual não foi o espanto dos soldados quando, na manhã seguinte, encontraram todas as casas da aldeia com ramos de giesta florida à porta, gorando-se, assim, a possibilidade do Menino Jesus, ser morto."


Professora Sameiro Carvalhido


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page