top of page
  • Professoras Anabela Torre e Cristina Ferreira

“NÓS E A EUROPA” – UM PROJETO DE CONTINUIDADE

UNIDOS PELA DIVERSIDADE NUM ESPAÇO COMUM!


No âmbito do projeto “Nós e a Europa”, estará patente, no polivalente, a exposição “Europa 60 anos”, dos Arquivos Históricos da União Europeia, Instituto Universitário Europeu. Simultaneamente, serão projetados, num ecrã, os trabalhos e iniciativas realizados pelos alunos no decorrer deste ano letivo e ao longo dos anos em que o projeto tem vindo a ser implementado, desde 2015.

De forma a envolver todos os alunos no espírito europeu, toda a comunidade educativa receberá um lápis e uma pulseira para assinalar a data e chamar a atenção para formação e funcionamento da União Europeia.

Pretende-se que, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos possam refletir e manifestar o seu espírito crítico relativamente à importância deste organismo na vida pessoal, económica, profissional, social e cultural de todos os países pertencentes à União Europeia, cujas algumas particularidades podem ser visualizadas no vídeo seguinte.


Agradecemos à empresa RCM que se associou ao projeto “Nós e a Europa” com a oferta das pulseiras, e ao Espaço Público Europeu”, pelo material comemorativo enviado.

O design das pulseiras e dos lápis é da autoria dos alunos Afonso Amorim e Joana Santos, do 9º A.


 

Dia da Europa


“Todos os anos, no Dia da Europa, comemorado a 9 de maio, festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman”.


Professoras Anabela Torre e Cristina Fernandes Ferreira (Biblioteca Escolar)

201 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page