top of page
  • Foto do escritorJornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves

"MARIANA NUM MUNDO IGUAL"

“Mariana num Mundo Igual” foi a história que, no dia 8 de março, a atriz Mariana Monteiro apresentou, via online, aos alunos do 3.ºA1, 3.º B1 e 4.º A1 da Escola E. B. 1 de Nova.

A apresentação desta história enquadrou-se na comemoração do Dia Internacional da Mulher e um dos seus objetivos foi sensibilizar os alunos para a importância da igualdade de género.

Os alunos envolvidos nesta atividade perceberam muito bem a mensagem que foi transmitida pela Mariana Monteiro e quiseram demonstrá-lo com a criação de uma história que, quem sabe um dia…, será contada a outros meninos e meninas. Então os alunos do 4.º A1 iniciaram a escrita dessa história, que foi desenvolvida pelo 3.º A1 e concluída pelo 3.º B1.

A seguir conta-se a história que eles foram imaginando…


No dia em que Mariana realizou o seu sonho e se transformou por algumas horas em criança, quando ia a caminho da escola, encontrou duas crianças. Uma dessas crianças tinha o cabelo comprido, usava brincos e vestia uns calções azuis e uma camisola cor de rosa. A outra criança tinha cabelo curto, usava um boné virado para trás e vestia umas calças pretas e uma camisola cinzenta. A Mariana pensou que era um rapaz e uma rapariga. Começou a conversar com eles:

- Olá, eu sou a Mariana e vou para a vossa escola. Como é que vocês se chamam?

- Olá, eu sou o João e este é o meu irmão gémeo António. - disse a criança que usava o boné virado para trás.

A Mariana ficou muito surpreendida e olhou de cima a baixo para os dois irmãos… e sentiu-se culpada, porque tinha pensado que era um rapaz e uma rapariga. Afinal, quem tinha cabelo comprido, usava brincos e vestia calções azuis e uma camisola cor de rosa era o António, um menino! Mas, logo deixou de se sentir culpada e teve uma ideia: “E se eu pedir ajuda a estes irmãos gémeos, para mostrar a todas as pessoas que cada um pode ser e vestir-se como quiser?”

- Saiu-me a sorte grande! – exclamou a Mariana.

- O quê?! – questionaram os gémeos em coro.

- Já vos explico tudo! Eu tenho uma missão, que é defender a igualdade de género! E acho que vocês são as pessoas perfeitas!

- Agora saiu-me a mim, a sorte grande! – referiu o António com um sorriso de orelha a orelha.

- O quê? Agora sou eu que não estou a perceber nada! – comentou a Mariana muito curiosa.

- De certeza, que reparaste na minha maneira de vestir e quase que aposto que pensaste que eu era uma rapariga… - disse o António.

- Desculpa, realmente pensei. No entanto, quero que saibas que defendo a tua forma de ser e por isso mesmo é que pedi a vossa ajuda. – explicou a Mariana um bocadinho corada.

- Esquece isso, não precisas de pedir desculpa, o meu irmão sabe bem lidar com isso. E queremos mesmo ajudar-te na tua missão. – afirmou o João.

- Claro que sim! Vamos a isso! – concordou o António.

Entretanto, dirigiram-se para a sala de aula. Após as apresentações, a Mariana solicitou a palavra:

- Professora, eu tenho uma missão e gostaria de ter a sua ajuda.

- Podes explicar, Mariana. – pediu a professora.

- Eu defendo a igualdade de género e pensei que poderíamos desenvolver este tema numa aula.

A professora concordou e pediu à Mariana falar.

A Mariana explicou tudo e os colegas estiveram muito atentos. No final, colocou a seguinte questão:

- Quem gostaria de jogar futebol?

As respostas dividiram-se entre meninos e meninas. Os colegas entenderam perfeitamente a igualdade de género. No final da aula, a professora sugeriu que a turma pintasse um mural alusivo ao tema.

- Estou muito feliz! – exclamou a Mariana.

Ups...o despertador tocou...

- Adorei o meu sonho! É bom ser criança devemos ser, como nos sentimos bem!


3.ºA, 3.º B e 4.º A Escola Nova






84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page