top of page
  • Professora Helena Moreira

LER COM PAIS


A Escola EB1 de Sininhos realizou, no dia 7 de junho, a atividade “Ler com Pais”, dinamizada pelas docentes de educação especial Helena Moreira e Júlia Simão. Esta atividade visou a promoção do gosto pela leitura na escola e em casa, tendo consistido na leitura por parte de duas encarregadas de educação de duas histórias, uma na turma do 3.º A e outra na turma do 3.ºB. Na turma do 3.ºA, a encarregada de educação abordou como temática as profissões, dado ser bombeira.

Para o efeito, preparou uma leitura alusiva ao tema, recorrendo ao livro “Pedro é construtor” de Gustavo Mazali e Sandrine Deredel.

Este tema foi bastante desenvolvido junto dos alunos, tendo a encarregada de educação referido aspetos muito importantes a ter em consideração em determinadas profissões, nomeadamente na sua. Os alunos ouviram com agrado e entusiamo a leitura da obra, assim como o relato de experiências e vivências.


Na turma do 3.º B, a encarregada de educação leu e explorou o livro ”Corações aos Milhões” de Joana Lopes. É um livro cheio de imaginação e de cor, pensado para ajudar as crianças a identificar e a entender as suas emoções. Esta obra começa por dizer que no mundo inteiro há corações aos milhões, milhões de corações diferentes, nomeadamente corações a pilhas, corações de poetas, corações-cofre, corações de manteiga e corações de pedra.


Após a leitura, e dando continuidade à atividade, foi feita uma reflexão sobre o que nos faz ficar tristes e o que nos faz ficar felizes. A encarregada de educação, assim como as professoras, exploraram várias situações e vivências para demonstrarem aos alunos como é que o coração de cada um se pode tornar diferente, consoante as emoções.

No final, os alunos tiveram a oportunidade de efetuar um registo ilustrativo sobre as temáticas apresentadas. Os trabalhos produzidos evidenciaram a compreensão e a sensibilização das temáticas trabalhadas. Mostraram os dotes artísticos dos alunos que libertaram a sua criatividade e imaginação.


Parabéns a todos pelos belíssimos trabalhos produzidos!


Professora Helena Moreira

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page