top of page
  • Ana Alves, Clara Ribeiro, Rafael Silva, Tomás Azevedo, Pedro Dias, Samanta da Silva (8ºD) e Margarida Cunha (8ºE)

HORTA E SAÚDE

Atualizado: 19 de dez. de 2021

No dia 15 de dezembro iniciou-se, na EB 2.3 Dr. Flávio Gonçalves, a atividade "Construção do canteiro de ervas aromáticas", que está inserida no clube da "Horta e Saúde", do projeto PES (Promoção e Educação para a Saúde), em parceria com os projetos Erasmus+ (ECO4 Creative) e Eco-Escolas.

A atividade tem como objetivo a plantação de ervas aromáticas, a sua identificação, e mais tarde, a colheita e divulgação das mesmas.

Começámos por ir buscar os materiais à arrecadação da escola e iniciámos a delimitação do espaço do canteiro com uma vedação de madeira. Alisámos a terra e tiramos os lixos e ervas que lá estavam. Escavámos um pouco de terra, e posteriormente instalámos a vedação com pedras para suportar o peso da mesma. Esticámos a tela para ver se tinha tamanho suficiente, e esse processo foi demorado. Em seguida, recortámos pedaços da tela em formato circular e cavámos buracos até terem profundidade suficiente para permitir o desenvolvimento das plantas. Colocámos estrume, tapámos com um pouco de terra e iniciámos a plantação do alecrim, tomilho, lúcia-lima, hortelã, orégãos e cidreira. Reservámos um espaço onde semeámos salsa e coentros.

No final, cobrimos toda a tela com casca de pinheiro, arrumámos o material e limpámos todo o lixo, deixando o espaço melhor do que o encontrámos.

Todo este trabalho demorou cerca de 3 horas, no entanto, estávamos todos tão envolvidos no processo que o tempo passou a correr.

Somos agora responsáveis pelo canteiro, e por isso, vamos cuidar dele, vigiando, regando e assegurando a sua manutenção para que as plantas se desenvolvam bem. Este trabalho ainda agora começou!

Deixamos abaixo algumas fotografias que tirámos durante a tarde para ilustrar o procedimento.


Ana Alves, Clara Ribeiro, Rafael Silva, Tomás Azevedo, Pedro Dias, Samanta da Silva (8ºD) e Margarida Cunha (8ºE)

Professora Alexandra Finisterra

158 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page