top of page
  • Delegados e Subdelegados de Turma

FORMAÇÃO DE DELEGADOS

Atualizado: 7 de jul. de 2021


Durante duas semanas de novembro, alunos do 5º ao 9º ano estiveram presentes na Formação de Delegados e Subdelegados que decorreu na Biblioteca Escolar, dirigido pela professora Anabela Torre, Coordenadora da Biblioteca, e pela professora de Cidadania e Desenvolvimento, Cristina Ferreira.

Nesta formação, foram transmitidos vários direitos e deveres que os alunos devem cumprir e mostraram como se deve agir em caso de conflitos na turma.

No final, foi desenvolvida uma atividade prática, em que os alunos participantes tiveram que descrever uma situação verídica ou não, onde os delegados teriam de exercer a sua função e fazer cumprir as normas da escola.

Foi uma experiência incrível, dado que os representantes das turmas descobriram que ser delegado ou subdelegado não é apenas um título, mas sim um cargo para exercer ao longo do ano letivo.

Esta formação, foi muito criativa e inspiradora!

Ana Clara Duarte 7º B


A formação de delegados e subdelegados do 8°ano realizou-se no dia 10 de novembro, com o intuito de dar a conhecer os valores e deveres destes representantes de turma.

Na sessão, foi apresentado um PowerPoint Educativo relativamente às características adequadas para o cargo de delegado e subdelegado de turma. Aprendemos também como agir em situações mais complexas e delicadas, deparamo-nos com exemplos de situações em que tivemos que encontrar uma solução para determinados problemas que podem ocorrer no quotidiano de qualquer turma.

Recebemos um certificado de participação, um marcador de livros que nos possibilita, através de um QRcode, aceder a alguns vídeos com valor educativo e moral.

Esta formação foi muito importante para podermos realizar com competência a nossa função e sermos responsáveis e assertivos com a turma e com a escola.

Inês Duarte e Jéssica Costa 8°C



No dia 11 de novembro, juntamente com o 9ºano, participamos na Formação de Delegados e Subdelegados de turma, uma iniciativa da Biblioteca Escolar. Depois, na aula de Português, repetimos as informações que nos deram e os nossos colegas de turma estiveram muito atentos.

Inês Ribeiro e Luísa Azevedo 5º A




A Formação de Delegados começou por mostrar ao delegado e subdelegado por que razão

fomos escolhidos para esse dever, mostrando-nos algumas medidas para resolver situações que podem acontecer. Ajudaram-nos a perceber o nosso importante papel de exemplo e porta-voz da turma, sendo, assim, uma apresentação muito chamativa e útil para nos ensinar como representar esse papel.

Por fim, agradeço à professora bibliotecária por esta oportunidade de escrever para dizer o quanto esta formação foi maravilhosa, muito bem apresentada e muito importante para nós.

Natália Pedro 6º F


Na manhã do dia 11 de novembro, os delegados e subdelegados do 7º e 9º anos, reuniram-se na Biblioteca Escolar da Escola Dr. Flávio Gonçalves para participar numa formação sobre as funções que desempenham, atitudes, perfil, mediação de conflitos, entre outros temas. Falou-se da indisciplina, distinguiu-se violência de bullying e apresentaram-se estratégias para mediação de conlitos.

João Carolino Bento 7º A


Desta formação aprendemos que não devemos prometer o que não conseguimos cumprir. Recebemos um bloco de notas, um lápis, um dossier, um marcador de livros que, com o app do telemóvel, pode-se ver um vídeo do que é ser leal, responsável e honesto e ainda nos foi dado um certificado de participação.

Laura e Inês 5º H


Gostei muito de estar na Formação de Delegados/Subdelegados e fiquei a saber coisas que posso melhorar tanto em mim como na turma, porque, afinal, a turma é como uma equipa e todos devemos melhorar juntos.

Patrícia Machado 6º J


Na minha opinião, a formação deste ano foi mais interativa e a que mais cativou a nossa atenção! Retrataram os mesmos assuntos das formações passadas, mas de uma forma mais lúdica e animada. Abordaram temas como o bullying, as agressões, a liderança, a lealdade, conceitos que nos fazem ter a noção de que, muitas vezes, há situações que passam despercebidas, mas que se deve agir, mesmo que seja pontual.

Beatriz Lázaro 9º G


Podes ver a apresentação no site da Biblioteca Escolar a partir do seguinte link:


155 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page