top of page
  • Professoras Júlia Simão e Helena Moreira

EXPERIENCIAR EMOÇÕES COM “O MONSTRO DAS CORES”

Atualizado: 7 de jul. de 2021


No passado dia vinte de outubro, “Dia Nacional da Paralisia Cerebral”, realizou-se a atividade “O Monstro das Cores” para lembrar e sensibilizar os nossos alunos para esta data. Foi projetado um pequeno vídeo sobre a história “O Monstro das Cores”, de Anna Llenas. Apresentou-se, de seguida, o respetivo livro para uma melhor perceção e elucidação desta narrativa, destacando-se as suas ilustrações sugestivas no âmbito das emoções. No desenrolar da atividade promoveu-se um momento de expressão artística, em que os alunos pintaram a imagem do “Monstro”, com a cor da emoção que estavam a sentir e escreveram uma frase sobre a mesma. Os trabalhos produzidos revelaram gosto e empenho e traduziram várias emoções.

Os alunos mostraram curiosidade pela temática desenvolvida e participaram ativamente. Dialogaram e partilharam o que sentiam. Ficaram mais sensibilizados para a diferença e unicidade de cada um, reconhecendo diferentes formas de expressão e comunicação, nomeadamente das várias emoções que podem ser experienciadas no dia-a-dia.

Os professores titulares de turma consideraram o tema importante e muito enriquecedor.

Com esta atividade pretendeu-se descobrir e explorar o maravilhoso mundo das emoções e levar os alunos a respeitarem e a incluírem pessoas com diferentes problemáticas, como a que é assinalada neste dia.



Júlia Simão e Helena Moreira

Professoras de Educação Especial da Escola de Sininhos

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page