top of page
  • Professoras Júlia Simão e Helena Moreira

ESCOLA EB1 DE SININHOS A LER COM PAIS


Em vários momentos do 3.º período letivo, na Escola EB1 de Sininhos, realizou-se a atividade “Ler com Pais”, dinamizada pelas docentes de Educação Especial Helena Moreira e Júlia Simão.

Com esta iniciativa pretendeu-se promover o gosto pela leitura, na escola e em casa, envolvendo os pais/encarregados de educação. Respondendo a este apelo, os pais deslocaram-se à escola e, em contexto de sala de aula, perante uma assembleia de alunos muito motivada e curiosa leram expressivamente as suas histórias. Notou-se que houve um grande cuidado e gosto na seleção de cada história, com mensagens muito importantes e adequadas ao público-alvo. As temáticas abordadas nos livros foram assim diversificadas e todas conduziram ao diálogo e reflexão. “KIKO, o Dentinho de Leite”, “Serafim Está Sempre Constipado”, O Lobo que Encontrou a Amizade”, “A Fada Carolina - Desejos e Vitórias”, “Atlas dos Animais”, “Jardim do Arco-Íris”, “O Leão Que Temos Cá Dentro”, “O Que Vamos Construir” foram as histórias que os pais partilharam com muita arte e dedicação. Que fantásticos leitores!

E não lhes faltaram dotes artísticos, pois no seguimento da leitura de cada história viveram-se momentos muito especiais: audição de canções, visualização de um PowerPoint, construção de pequenas tartarugas,

decoração de medalhas, desenhos, marcadores de livros, jogo tradicional em papel, criação de pulseiras e colares. Os pais trouxeram os materiais, deram o mote, exemplificaram e os alunos construíram recordações alusivas às temáticas exploradas. Adoraram as várias dinâmicas desenvolvidas, tendo sido vividos momentos de cumplicidade, empatia e afetividade. Verificou-se assim uma estreita articulação entre a escola e a família e fomentou-se o gosto pela leitura. Existiu também uma grande articulação com a professora titular de turma, que se mostrou sempre disponível, colaborando com agrado e simpatia.

A riqueza e variedade das obras de leitura apresentadas, as atividades desenvolvidas e o grande envolvimento e participação de todos contribuíram para que esta iniciativa superasse as expetativas.

“Ler Com Pais?” Sim! A repetir!


Professoras Helena Moreira e Júlia Simão




90 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page