top of page
  • Prof. Zita Mourão

DIA 8 DE DEZEMBRO – DIA DA PADROEIRA DE PORTUGAL

Atualizado: 7 de jul de 2021


História e Fé foram-se entrecruzando ao longo da História de Portugal, em que os factos ou acontecimentos de cariz político se apoiaram na crença e esperança na providência de Nossa Senhora da Conceição, eleita a Padroeira de Portugal.

Em 1385, D. João I mandou erguer o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, mais conhecido por Mosteiro da Batalha, pela intercessão de Nossa Senhora na vitória da Batalha de Aljubarrota, liderada por D.Nuno Álvares Pereira.

Mais tarde, o rei D. João IV consagrou Portugal à Virgem Imaculada e proclamou, a 25 de março de 1648, Nossa Senhora da Conceição como Rainha de Portugal, após a restauração da independência de Portugal em 1640 e, a partir dessa data, os monarcas portugueses da Dinastia de Bragança não voltaram a colocar a coroa real na cabeça, honra dada a Nossa Senhora. Esta encontra-se no Santuário de Nossa Senhora da Conçeição de Vila Viçosa, também conhecido por Solar da Padroeira. Segundo a história, a imagem terá sido uma oferta de D. Nuno Álvares Pereira, Condestável do Reino.

Em 1917, numa fase de guerra e de uma gripe pandémica, Nossa Senhora aparece aos pastorinhos e o culto a Nossa Senhora de Fátima ganha mais força quanto maiores são as vicissitudes da vida da população.

Atualmente, vive-se com a preocupação do que este vírus, a covid-19, poderá fazer ao mundo. Que crença ou esperança depositamos na Padroeira de Portugal?


Zita Mourão, Profesora de Educação Moral e Religiosa Católica

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page