top of page
  • Professora Daniela Barca

DESAFIO TETRAPAK - ENFEITES DE NATAL

Atualizado: 7 de jul. de 2021


No âmbito do projeto Eco-Escolas, as professoras coordenadoras Cristina Ferreira e Vanda Matos, lançaram o desafio para a realização de enfeites de Natal, reutilizando embalagens Tetrapak.

O enfeite de Natal escolhido, depois de alguns testes, foi a construção de uma estrela tridimensional, de forma a tirar partido da cor prateada da parte interior da embalagem, usando assim um brilho alusivo ao Natal.

Na disciplina de Educação Tecnológica foi feita uma abordagem teórica ao tema da Política dos 3R´s dentro da temática dos Materiais. Como ponto de partida, foi pedido aos alunos uma recolha de embalagens da TetrapaK, preferencialmente da marca Compal e com o símbolo da FSC®. O material necessário, para além da embalagem, foi a régua, lápis, compasso, adaptador, esferográfica e tesoura. Depois da embalagem limpa e aberta, os alunos do 6º ano desenharam um polígono estrelado de 6 pontas, com 20 cm de diâmetro e, de acordo com as orientações da professora, o desenho foi representado diretamente na embalagem. Seguiram-se as técnicas de corte, meio-corte, dobra e vinco. No final, os alunos fiaram, numa grinalda, as estrelas obtidas para servir de decoração natalícia que se pode observar no pavilhão D.

Professora Daniela Barca

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

"INVERNO"

bottom of page