top of page
  • Foto do escritorJornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves

CERCA DE 450 ALUNOS VISITAM A EXPOSIÇÃO “DA ESCOLA DOS SERVIÇOS PARA O MUNDO”

Durante duas semanas, os alunos do 2º e 3º ciclos da Escola Dr. Flávio Gonçalves, nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento, deslocaram-se ao Museu Municipal de Etnografia da Póvoa de Varzim para visitar a exposição “Da Escola dos Serviços para o Mundo”, relativa à participação da desta entidade da Póvoa de Varzim nas missões de apoio à paz.

Alguns alunos enviaram para o FGNotícias o seu testemunho e respetivo registo fotográfico.



"No dia 19 de outubro de 2021, os alunos do 7ºA visitaram a exposição "Da Escola de Serviços para o Mundo - Missões de Apoio à Paz" patente no Museu Etnográfico da Póvoa de Varzim. Esta atividade decorreu no âmbito das disciplinas de História e de Cidadania e Desenvolvimento e do tema “Direitos humanos/Interculturalidade”.

Nesta exposição, pretendeu-se dar a conhecer a Escola dos Serviços do Exército Português localizada na Póvoa de Varzim e salientar o papel importante dos militares em missões de paz.

A exposição esteve integrada na Comemoração dos 25 anos da Companhia Logística 6 (CLOG6), dado que a mesma esteve em Angola desde 25 de Agosto de 1995. A CLOG6 atuou em Angola no âmbito da missão UNAVEM III. A UNAVEM III foi a 3ª Missão de verificação das Nações Unidas em Angola, foi criada para apoiar o Governo de Angola e a União Nacional para a Independência total do mesmo País (UNITA), restauração da Paz e ativar a reconciliação Nacional com base nos acordos de Paz, e do Protocolo de Lusaka, assim como na aplicação das resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A CLOG6 teve como missão o transporte dos artigos e abastecimentos destinados aos elementos e unidades que integraram a UNAVEM III, Angola. Paralelamente, a CLOG6 apoiou a implementação do processo de paz em Angola e promoveu um intenso apoio humanitário, médico e de enfermagem, apoiou instituições, transportando pessoas e garantindo o abastecimento com água à população.

Esta exposição permitiu, também, salientar o papel desempenhado pela Organização das Nações Unidas (ONU) na promoção da paz e segurança mundiais.

Os alunos adoraram a oportunidade de visitar a exposição e puderam reconhecer a importância dos militares na implementação dos Direitos Humanos em África."

Leonor Silva 7ºA


"No passado dia 21 de outubro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, fizemos uma visita de estudo à exposição “Da Escola dos Serviços para o Mundo - Missões de Apoio à Paz", no Museu Municipal da Póvoa de Varzim.

Durante a visita, falaram-nos da importância da Organização das Nações Unidas, mais conhecida como ONU. Trata-se de uma organização internacional cujos principais objetivos são: manter a paz, proteger os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento económico e no progresso social, proteger o meio ambiente e promover ajuda humanitária em caso de necessidade.

A ONU foi criada em 24 de outubro de 1945, após a Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir a repetição de uma tragédia como aquela em que não foram respeitados os direitos de milhões de seres humanos. Inicialmente era composta por 51 estados-membros, atualmente são 193.

Portugal foi admitido na ONU em 1955. As forças armadas portuguesas começaram a participar em missões em 1958 e desde então, milhares de soldados da paz já contribuíram com a sua competência e profissionalismo para manter a segurança e proteger os direitos humanos em diferentes países, desde África à América do Sul.

Gostei muito de conhecer um pouco do trabalho desta organização, que tem valores e princípios tão humanos e fundamentais!"

Mariana Cadilhe 8º E


"Desde o início da participação portuguesa na missão RCA (República Centro Africana) até à data foram destacadas nove forças nacionais com um total de cerca de 1500 militares portugueses.

O logotipo e a bandeira da ONU representam a paz mundial, por isso os ramos de oliveira e a sua cor azul servem para se destacar no território de guerra.

A visita foi muito interessante e fez-nos conhecer melhor para que serve a ONU e como atua nas diversas situações."

Margarida Cunha 8ºE


"No museu estão representados vários objetos que já estiveram em missões, como uniformes dos soldados, equipamento que os militares transportam, medalhas e até a loiça utilizada nestas missões.

Em televisores visualizamos vídeos com os preparativos para uma viagem para África e os veículos brancos da ONU que simbolizam que os militares estão em missões de paz, para proteger as populações.

Eu achei o museu muito interessante e gostava de lá voltar!"

Guilherme Coutinho 7º B



161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page