top of page
  • Professora Carla Brandão

ALUNOS APRENDEM SUPORTE BÁSICO DE VIDA

Ao longo do mês de abril, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, os alunos do 9ºano participaram, com entusiasmo e empenho, na atividade “Prática de Suporte Básico de Vida” dinamizada pelos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.



O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste num conjunto de medidas, manobras e procedimentos técnicos uniformizados que visam prestar suporte de vida à vítima, até à chegada do suporte avançado de vida e do transporte até ao hospital. A capacidade de identificar uma situação de paragem cardiorrespiratória e o conhecimento do SBV são fundamentais para minimizar a perda de vidas humanas.

A atividade teve como principais objetivos executar procedimentos de Suporte Básico de Vida seguindo os algoritmos do European Resuscitation Council, exemplificar medidas de socorro à obstrução grave e ligeira da via aérea, demonstrar a Posição Lateral de Segurança e sensibilizar os jovens para esta temática.

Professora Carla Brandão


“Com a vinda dos Bombeiros à nossa escola tivemos a oportunidade de aprender técnicas que possibilitam o salvamento de alguém. A contribuição dos Bombeiros é bastante útil e necessária caso haja algum acidente. Agradecermos aos Bombeiros Voluntários da PVZ a disponibilidade manifestada em nos ensinar.”

Iara Vieira, Maria Barbosa, Sara Costa, Tomás Silva 9ºC


“A experiência que tivemos foi muito enriquecedora visto que conseguimos consolidar os conhecimentos das aulas de ciências naturais através de uma atividade prática. Esta atividade foi muito interessante e o que aprendemos será muito útil e importante para as nossas vidas, já que o SBV deverá ser do conhecimento de todos.”

Carlota Terroso, Jéssica Costa, Jorge Santos, Marta Maia, Nana Vasco 9ºC


“Achei a palestra muito bem explicada, os exemplos foram muito claros e acho que um dia o SBV que aprendemos vai-nos ajudar a salvar alguém que precise.”

Diogo Boas 9ºF


“Eu achei que foi uma aula muito necessária pois aprendemos muitas coisas importantes. Ajudar o próximo é algo fundamental para o ser humano e essa aula ensinou-me como fazer e, com certeza, a todos os outros alunos que tiveram a oportunidade de assistir. Vou levar esses ensinamentos para a vida!”

Ana Gurgel 9ºG


“Gostamos muito da palestra, pois explicaram muito bem e deram-nos a conhecer um pouco de tudo relacionado com os princípios gerais de socorrismo. Explicaram e demonstraram como ser útil para ajudar uma pessoa. Adoramos a parte de praticar o que aprendemos, e saímos dali a saber como podemos contribuir para ajudar um familiar, salvar uma vida, caso um dia seja preciso.”

Maria Pereira, Miguel Sequeira 9ºG



65 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page