top of page
  • Foto do escritorJornal Agrupamento de escolas Dr. Flávio Gonçalves

ALEGRIA E REENCONTRO NA FESTA DE ENTREGA DOS DIPLOMAS DOS QUADROS DE VALOR E EXCELÊNCIA

Muita alegria e risos de contentamento encheram o exterior da entrada principal do Cine-Teatro Garrett, local onde, no dia 11 de fevereiro de 2022, cerca de 240 alunos do 5º ao 9º ano se preparavam para receber o seu Diploma de Louvor e/ou Excelência, relativamente ao ano letivo 2020/2021.

O sentimento de união e de fraternidade estava patente no rosto de Pais, Alunos, Professores e Assistentes Técnicos e Operacionais, que se reuniram em festa para celebrar a educação e os valores que pautam esta escola, que é referência no Concelho e no panorama nacional de ensino, pois se as nossas escolas secundárias são objeto de destaque pelo índice de sucesso de entrada no ensino superior, tudo tem por base as escolas do Ensino Básico, como a Escola Dr. Flávio Gonçalves, que garante as primeiras aprendizagens e os afetos no pré- primário e nos primeiro, segundo e terceiro ciclos.

Em prol do sucesso deste evento, as Assistentes Operacionais Andreia Moreira, Carla Silva, Cristina Dinis, Mónica Caseira e Mónica Pinheiro assumiram a entrada segura de todos, com a verificação das medidas de segurança da DGS.

Assim, a Sala Principal do Garrett acolheu os alunos que, num ambiente de verdadeiro reencontro e dados os contornos atípicos dos dois últimos anos letivos, se regozijaram com o objetivo principal da festa.

Por se encontrar em isolamento, a Diretora do Agrupamento, Professora Luísa Gomes, fez a sua apresentação através de um pequeno discurso pela voz do Vice-Diretor, Professor João Macedo. Este, após os agradecimentos, realçou o papel da escola atual como elo de transmissão importante de valores para a vida e leu o texto da Diretora que citou o pedagogo Sebastião da Gama:

«Pelo sonho é que vamos,

Comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?

Haja ou não frutos,

Pelo Sonho é que vamos.

[...]

-Partimos. Vamos. Somos.»


O Vice- Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. Diamantino, frisou a importância do calor humano na escola, pois a escola não é o edifício, mas quem lá cresce e sente os afetos. É necessário não esquecer a palavra GRATIDÃO a todos os que fazem parte do crescimento intelectual, físico e emocional dos alunos.

Seguidamente, assistiu-se à apresentação de um momento cultural, orientado pela Professora Paula Lima, com dança pelo aluno Gustavo do 8º B ; Grupo Coral e Instrumental de alunos do Professor Rui Fernandes; um solo ao piano pelo Afonso Amorim, ex-aluno da escola que também, acompanhado ao piano pelo João Vieira, cantou duas músicas com alguns colegas de turma. As alunas Rafaela do 5ºA e Joana, ex-aluna da escola, leram dois textos da sua autoria sobre «A minha escola» e «Partir» com a emoção da chegada e da partida de uma escola que foi, é e será sempre a sua segunda casa.

Finalmente, os alunos subiram ao palco para receberem o Diploma e a agitação e o entusiasmo eram notórios.

Aqui fica um voto de louvor a todos os intervenientes no processo educativo, esperando que estes alunos continuem o seu trajeto de mérito e que sejam condutores de saberes e de afetos, levando por este país e para fora dele a determinação e o arrojo de vencer na vida. Num pensamento de Victor Hugo se sintetiza esta festa: «O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os valentes é a oportunidade!»

Equipa do FGNotícias

192 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page