top of page
  • Filipa Nora Pereira 8ºD

A ADOLESCÊNCIA


A adolescência é uma fase muito difícil na vida das pessoas, tanto para os familiares e amigos como para o próprio jovem, mas também é muito boa. A adolescência é uma fase de maturidade, implicância, paixões e muito stresse e todos temos que ser compreensivos, pois o adolescente está a crescer e a descobrir-se. Para o adolescente é muito mais importante a sua aparência e o que os outros pensam do que o seu próprio bem-estar consigo mesmo. Mas, como sabemos, ninguém pode mudar o que os jovens pensam porque, para além de teimosos, também acham que ninguém os compreende.

Na adolescência há muitos jovens a seguirem maus caminhos, imitando amigos ou, às vezes, até familiares. De certa forma, de quando em quando parece que os jovens não são donos de si mesmos e que não sabem pensar com a sua própria cabeça sendo que em vez de verem o que está correto e errado, fazem o que acham que fica melhor para a sua imagem.

A adolescência é também uma fase de muito romance, porque é no amor que os jovens encontram o seu refúgio e o seu porto seguro. Eles também procuram muito os amigos para se sentirem enturmados e aceites neste modelo de sociedade em que vivemos e, a maior parte das vezes, preferem desabafar com os amigos do que com os próprios pais. Acham que os amigos os vão entender melhor visto que estão a passar pela mesma fase que eles, mas por vezes isso não é assim e depois acabam por se arrepender por certas escolhas que fazem, concluindo que não procuraram as pessoas em quem mais deviam confiar.

Frequentemente, os jovens ficam desnorteados e sem saber o que fazer, parece-lhes que todos estão contra eles. Não conseguem decidir o que é melhor ou não fazer e, visto que isto acontece, eles preferem isolar-se e deprimir-se em vez de enfrentarem o mundo e o que a vida lhes prepara. Mas, como acham que isso é que é o correto, então não hesitam em fazê-lo.

Resumindo, por vezes o comportamento dos adolescentes não é muito correto, mas é normal visto que eles estão a sofrer uma mudança radical, repentina e inevitável. Eles precisam é de pessoas em quem possam confiar e de muita atenção.


Filipa Nora Pereira 8ºD (Professora Irene Santos)


159 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page